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Secullum Gateway

Com o Secullum Gateway você acessa seus equipamentos de ponto e acesso via internet de maneira rápida e segura, onde quer que você esteja, sem a necessidade de configuração de conexões remotas e roteamentos.

Esta ferramenta busca inovar a forma como tratamos a comunicação remota com equipamentos, minimizando transtornos com configurações avançadas de rede e otimizando o tempo para estabelecer tal comunicação.

Para maiores informações, acesse o link:

https://www.secullum.com.br/pt/produtos/gateway

Ao acessar o gateway, a primeira visão que você tem é esta:

A partir de uma única tela inicial você têm acesso a praticamente todo o sistema. Para saber como utilizar e configurar o Secullum Gateway, basta seguir os balões informativos.

Conforme indica o primeiro balão "Bem vindo, você é novo por aqui?": Comece cadastrando equipamentos e depois ligue-os ao computador que irá fazer a comunicação.

Ao clicar no botão "Equipamentos", recebemos a seguinte tela:

Cadastre um novo equipamento. Utilize o botão azul "+" sempre que desejar criar um novo item no cadastro. Este botão oferece o seguinte menu:

Preencha os campos obrigatórios (*) para configurar a comunicação com o equipamento. Feito isso, também é possível configurar algumas opções de comunicação, tais como: Configurações Avançadas, Empregador, Manutenção de Pessoas e Recebimento de Registros.

Tendo em vista que o menu Configurações e Empregador podem variar de acordo com cada modelo de equipamento, estaremos citando neste manual inicial apenas os menu Manutenção de Pessoas e Recebimento de Registros.

Sobre o menu Manutenção de Pessoas:

Nesta tela é possível visualizar tanto as pessoas cadastradas no Gateway, como também as pessoas cadastradas no próprio equipamento. Além de poder enviar pessoas cadastradas no Gateway, para o equipamento e também receber pessoas cadastradas no equipamento para o seu banco de dados no Gateway.

Sobre o menu Recebimento de Registros:

Permite salvar arquivos localmente (para um caminho pré-definido) ao receber registros através do menu Comunicação. Veremos sobre este menu mais à frente.

Ainda sobre o menu Recebimento de Registros, conforme podemos notar na imagem acima, o mesmo permite salvar em um formato AFD, ou arquivo texto formatado por espaços.

Formato AFD: Arquivo de registro de marcações em um padrão fiscal solicitado pelo MTE e emitido pelos REPs.

Caso deseje saber mais sobre arquivo AFD, visite o link:

https://www.secullum.com.br/pf?id=819

Fomato Gateway: Arquivo de registro de marcações em um padrão criado pela Secullum.

Após cadastrar um equipamento, para que seja possível comunicar com o mesmo, instale o Agente do Serviço de Comunicação:

Após instalar o agente de comunicação, conecte-se com o login e senha da sua conta Secullum (criada ao registrar-se no gateway). Após iniciar o serviço, é exibida a lista de equipamentos cadastrados, status de comunicação do equipamento, status do servidor, etc.

Neste manual estamos utilizando um REP como exemplo, portanto os próximos menus (Horários e Níveis de Acesso) não terão muita funcionalidade, pois são utilizados para equipamentos de controle de acesso, porém, é importante saber como funcionam.

Sobre o menu Horários:

Neste menu é possível visualizar e cadastrar faixas de horários, filtrando por hora início e hora fim e também por dias da semana. Este menu trabalha em conjunto com o menu Níveis de Acesso ou como consistência única, direto no cadastro da pessoa.

Sobre o menu Níveis de Acesso:

Neste menu é possível visualizar e cadastrar níveis de acesso para cada equipamento. Sendo eles:

Bloqueado: As pessoas vinculadas ao nível de acesso serão bloqueadas no equipamento determinado, em qualquer horário;

Livre: As pessoas vinculadas ao nível de acesso poderão acessar o equipamento determinado em qualquer horário;

Horário: As pessoas vinculadas ao nível de acesso poderão acessar o equipamento determinado de acordo com o horário configurado;

Sobre o menu Cadastro de Pessoas:

Nesta tela existem alguns campos obrigatórios, como Nº Identificador, Nome e PIS. O estado pode ser bloqueado, livre, controlado por horário ou por nível de acesso.

Caso tenha algum hamster configurado no micro onde está o Agente do Serviço de Comunicação, também é possível cadastrar, alterar ou excluir biometrias através da seção BIOMETRIAS deste menu.

Após concluir o cadastro de uma pessoa, será exibida a seguinte mensagem: "Os dados desta pessoa serão enviados automaticamente para os equipamentos em aproximadamente 1 minuto."

Sobre o menu de Registros:

Este menu é utilizado para verificar os registros de acessos de um determinado equipamento (ou de todos), no período filtrado.

Também é possível fazer download de um arquivo texto com o registro de todos os acessos, conforme demonstrado na imagem acima. Os formatos disponíveis são os mesmos citados anteriormente neste manual, no cadastro de equipamentos - recebimento de registros.

Sobre o menu Comunicação:

Neste menu é possível realizar a comunicação básica com equipamentos, como Enviar data e hora e lista de pessoas, e também Receber registros de acesso.

Conforme destacado na imagem acima, este menu disponibiliza acesso a uma ferramenta de agendamento de comunicação. Veja a imagem abaixo:

Nesta tela é possível agendar tarefas de comunicação por frequências Diárias, Mensais, Semanais e Repetidamente (minutos). Neste agendamento é possível configurar comunicação básica citada anteriomente, para os equipamentos selecionados. Esta tarefa será executada de acordo com a frequência escolhida.

Ao concluir o cadastro do agendamento, é possível ter uma breve descrição de cada agendamento configurado. Conforme imagem abaixo:

Sobre a tela de Logs de Comunicação:

Esta tela exibe as últimas X linhas desejadas de todas as comunicações realizadas com os equipamentos cadastrados.

Após concluir todos os cadastros e realizar a comunicação com os equipamentos, a página inicial exibirá uma "visão geral", dos equipamentos cadastrados e comunicações/operações realizadas.



Em caso de dúvidas, contate o suporte.

Software: Varios
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 05/06/2023
Cantidad de accesos: 4360

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