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Como comunicar com os equipamentos Evo Facial | Secullum Ponto Web

Os equipamentos faciais da EVO são dispositivos modernos de reconhecimento facial usados para controle de acesso e gerenciamento de ponto. Utilizando tecnologia avançada de reconhecimento biométrico, esses dispositivos garantem alta precisão na identificação dos usuários e uma operação rápida e eficiente. Os equipamentos da EVO são projetados para se integrar facilmente com sistemas de gestão de presença e segurança, proporcionando uma solução confiável e segura para empresas de diversos tamanhos.

Neste manual mostraremos como realizar a comunicação com este equipamento no sistema Secullum Ponto Web.

Especificações dos Equipamentos

Modelo Comunicação Manutenção de Digitais Porta de Comunicação Tipo de REP Reconhecimento Facial
USB TCP/IP Serial REP-A REP-C REP-P
Evo-40 7788
Evo-50 7788

Para cadastrar e efetuar a comunicação com o equipamento siga os seguintes passos:


Cadastro do Equipamento

Dentro do Ponto Web, acesse o menu: Manutenções - Equipamentos - Cadastro. Clique no ícone para adicionar um equipamento;

Na tela de cadastro, inclua os dados:

  • Descrição: Informe um nome para esse equipamento;
  • Marca / Modelo: Selecione um dos modelos da EVO: Evo-50, Evo-40;
  • Comunicação: Utilize a opção TCP/IP;
  • Empresa: Selecione a empresa principal para uso do equipamento;
  • Centro de Custo: Informe um se o cliente utiliza essa opção. Caso contrário, deixe em Nenhum;

Demais configurações:

  • Desativar envio automático de dados: Opção que enviará ou não as configurações dos funcionários e do REP para o relógio de ponto automaticamente, dentro de 1 minuto. Essas configurações podem ser: Nome, N° de Folha, N° Identificador, CPF, PIS, Leitoras do equipamento, Senha do Menu, Digitais entre outras em que podem ser enviadas para o relógio;
  • Desativar recebimento automático de registros: Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).
  • Comunicar com equipamento em modo REP-P: Com a opção selecionada, o equipamento comunicará como um equipamento tipo REP-P, onde os comprovantes dessas marcações podem ser visualizadas na Central do Funcionário. Com a opção desmarcada, o equipamento Evo será considerado um REP-A, onde não será possível retirar comprovantes;

Após esse cadastro inicial, devemos entrar nas configurações do equipamento, para isso, veja os passos abaixo:


Configurações do equipamento Evo no Secullum Ponto Web

Dentro do cadastro do equipamento, clique em Configurações:

  • GERAL: Preencha o campo Número Serial do equipamento. Certifique-se de inserir o número corretamente, pois esse número é essencial para a comunicação com o equipamento;
    • Desvincular equipamento ao banco de dados: Quando dois bancos tentam usar o mesmo Número Serial no Ponto Web, isso impede a comunicação com o equipamento. Ao clicar na opção, o banco previamente conectado será desconectado, permitindo o uso do equipamento no banco de dados atual do Ponto Web.
  • Esse número serial pode ser visualizado no equipamento Evo, pelo caminho: Menu - Informações - Info - Num. Serie (SN);

Demais opções em Configurações:

  • STATUS: Mostra as informações técnicas do equipamento como: Modelo, Versão do Firmware, Algoritmo de Digitais e MAC;
  • DATA E HORA: Opção para configurar o fuso horário do equipamento;
  • RECUPERAR REGISTROS: Tela para recuperar as marcações dos funcionários. Após configurar as datas, clique em Receber para recuperar os registros;

Agora, devemos configurar o equipamento Evo para a comunicação com o Secullum Ponto Web.


Configurações de rede no Equipamento

Para uma comunicação com êxito no Secullum Ponto Web, configure as seguintes telas no equipamento:

Aviso
Para comunicar com esse equipamento, não é necessário do Agente de Comunicação do Ponto Web, pois ele comunica através de comunicação Modo Cliente, onde criamos um servidor especial para esse equipamento.

  • Req. Servidor: Sim;
  • Dominio: Sim;
  • URL: Configure o seguinte caminho: evo.secullum.com.br;
    • Dica: Utilize o botão de espaço do teclado para inserir o ponto final;
  • IP: Indiferente, pois o equipamento irá se comunicar com a URL acima;
  • Porta: 7788 (porta padrão para esse equipamento);
  • Heartbeat: Indiferente o valor;
  • Servidor valida: Não;


  • DHCP: Ao configurar DHCP como "Sim", o equipamento automaticamente obterá um IP disponível na rede, desde que o cabo de rede esteja conectado ao equipamento. Configurando como "Não", os dados abaixo precisarão ser configurados, conforme a rede do cliente;
  • IP: Informe um IP livre disponível na rede para a comunicação;
  • Máscara: Configure a máscara de rede do computador nessa opção;
  • Gateway: Configure o gateway da rede do cliente;
  • IP Servidor DNS: Não é necessário configuração, pode deixar zero;
  • MAC Address: Endereço MAC do equipamento, não é possível trocá-lo.

Aviso
Se houver dúvidas para configurar essa parte, verifique com o TI do cliente.

Terminando essas configurações, o Evo está pronto para iniciar a comunicação com o Secullum Ponto Web.


Comunicando com o Evo no Secullum Ponto Web

Após todas as configurações acima serem realizadas, a comunicação entre Sistema x Evo pode ser feita através do menu Movimentações - Comunicação, basta selecionar o equipamento e selecionar a Ação desejada. Em seguida clique em Iniciar.


Manutenção de Funcionários

Nesta tela, é possível enviar a biometria facial do funcionário para o Evo, junto com o seu cadastro. Veja abaixo como funciona esse processo:

  • Ao enviar o cadastro do funcionário com foto cadastrada no Secullum Ponto Web para o Evo, essa foto será utilizada como biometria facial;
  • Se uma foto for cadastrada diretamente no perfil do funcionário no Evo e, depois, enviada para o Secullum Ponto Web, ela será automaticamente incluída no cadastro, desde que o funcionário ainda não tenha uma foto registrada no sistema;
  • Caso o funcionário já tenha uma foto cadastrada no Secullum Ponto Web, a foto enviada pelo Evo não substituirá a existente;
    • Por outro lado, a foto cadastrada no Secullum Ponto Web substituirá a foto existente no Evo, caso seja enviada para lá.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 30/05/2025
Cantidad de accesos: 7006

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