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Perímetros Autorizados | Secullum Ponto Web e Central do Funcionário

Os Perímetros Autorizados, também conhecidos como Cercas Virtuais ou Cercas Digitais, referem-se a áreas geográficas específicas onde os funcionários de uma empresa estão autorizados a registrar seus horários de entrada e saída. Esses perímetros são definidos utilizando coordenadas GPS para garantir que o registro de ponto ocorra apenas em locais determinados pelo empregador, como o ambiente de trabalho ou locais designados para atividades externas.

A implementação de perímetros autorizados visa evitar fraudes e garantir que os registros de ponto sejam feitos nas áreas apropriadas. Isso é especialmente útil em contextos em que o trabalho remoto ou em campo é comum, permitindo que a empresa mantenha um controle mais preciso sobre a presença e a localização dos funcionários durante o horário de trabalho.

Agora que sabemos o que são os perímetros autorizados e como eles podem ser importantes para a segurança das empresas e colaboradores, mostraremos como cadastrar e configurar esses perímetros no Secullum Ponto Web.


⚙️ Habilitando Perímetros Autorizados no Secullum Ponto Web ⚙️

Para configurar os perímetros no sistema, siga esses passos simples:

  1. Entre no caminho: Manutenções - Central do Funcionário;
  2. Selecione Inclusão de Ponto;
  3. Na tela que abrir, marque duas opções: Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário e Permitir inclusão de ponto somente para perímetros autorizados;
  4. Em seguida, clique em Configurar perímetros.

Importante
A opção Permitir inclusão de ponto somente para perímetros autorizados está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web.

Aviso
Ao configurar os perímetros nessa tela, essa regra será aplicada a todos os funcionários que estão usando o Secullum Ponto Web.


📌 Configurando um Perímetro Autorizado 📌

Dentro de Configurar perímetros, você verá a tela abaixo. Para adicionar um perímetro, clique em Incluir. Para selecionarmos uma área no mapa, clique no ícone , em seguida clique no mapa e arraste com o mouse o perímetro desejado, após o término, clique em Concluir.

  • Descrição: Nome do local que será criado o perímetro;
  • Endereço: Informe o endereço do local, podemos procurar pela rua, número e cidade, por exemplo: Alameda da Inovação, 385, Campo Bom. Lembrando que após digitar o endereço, devemos clicar no ícone ;
  • Formato: Opções para escolher o formato do perímetro, podendo ser: Círculo, Quadrado e Forma Livre;
  • Área: Mostra o tamanho da área do perímetro selecionado.

Importante
— Os mapas usados no sistema são baseados no site OpenStreetMap;

— Você pode criar vários perímetros, tanto para colaboradores específicos quanto para todos;

— Somente as marcações por geolocalização são consideradas para a verificação dos perímetros;

— Os perímetros não serão verificados para marcações offline.


👨‍💻 Configurando um Perímetro Autorizado por colaborador 👨‍💻

No cadastro dos colaboradores, você pode adicionar perímetros individuais. Para fazer isso, siga os passos:

  • Vá até Cadastros - Funcionários;
  • No cadastro do colaborador, clique na aba Central do Funcionário;
  • Em seguida, clique em Configurações de Perímetros Autorizados.

Na tela de adicionar perímetros, clique em Incluir para configurar um local onde o colaborador poderá marcar seu ponto. O procedimento de cadastro é o mesmo explicado anteriormente. Ainda nessa tela, em Opções, podemos ignorar o perímetro global configurado anteriormente para esse funcionário. Isso significa que apenas o perímetro específico configurado para esse colaborador será válido.


📱 Realizando marcações Fora do Perímetro na Central do Funcionário 📱

Após toda a configuração, na Central do Funcionário, os colaboradores verão a mensagem Fora do perímetro permitido pela empresa ao registrar um ponto fora da área autorizada.

Mesmo que a marcação seja feita fora do perímetro, ela será importada para o sistema. O gestor ou responsável pelo ponto poderá rejeitar essas marcações fora da área permitida. Mais adiante, explicaremos como o RH poderá gerenciar essa situação.


📝 Revisando as marcações Fora do Perímetro no Secullum Ponto Web 📝

Para informar os responsáveis sobre as marcações fora do perímetro, na tela inicial do Secullum Ponto Web, haverá um card mostrando a quantidade de marcações Fora do Perímetro.

Ao clicar no card, o responsável é levado para a tela das Solicitações Central do Funcionário em Movimentações. Lá, todas as marcações Fora do Perímetro dos colaboradores serão exibidas, permitindo ao RH revisar, aceitar ou rejeitar (com justificativa) essas marcações.


🤳Revisando as marcações Fora do Perímetro na Central do Funcionário 🤳

Os gestores também podem acompanhar, aprovar ou rejeitar as marcações feitas fora do perímetro por funcionários de sua equipe através da Central do Funcionário Web, ou aplicativo. Basta acessar o menu Dados Gerenciais e ir para as Solicitações. Os gestores também receberão notificações na Central do Funcionário, informando que o colaborador de sua equipe, fez uma marcação fora da área determinada.


✅Conclusão ✅

Os perímetros autorizados para sistemas de controle de ponto são uma ferramenta eficaz para garantir a precisão e a integridade dos registros de horários dos funcionários. Utilizando coordenadas GPS, esses perímetros asseguram que as marcações de ponto ocorram apenas nos locais autorizados, prevenindo fraudes e melhorando o controle sobre a presença e a localização dos colaboradores, especialmente em situações de trabalho remoto ou em campo. Implementar essa tecnologia contribui para uma gestão mais segura e eficiente do controle de ponto, beneficiando tanto as empresas quanto os funcionários.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 16/10/2024
Cantidad de accesos: 3536

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