Logotipo de Secullum

Preguntas frecuentes

Preguntas frecuentes

Volver

QVT - Qualidade de Vida no Trabalho no Secullum Ponto Web

O QVT – ou Qualidade de Vida no Trabalho – é, basicamente, um indicador do nível de satisfação de um funcionário em seu ambiente corporativo. Trata-se do prazer que uma pessoa sente ao ir ou estar em seu local de trabalho, podendo informar também a satisfação da função que ele exerce no trabalho.

Pensando nessa ideia de trazer algo mais humano e de trazer essa experiência para os usuários e, para que o RH consiga alertar os gestores sobre como anda a saúde, a satisfação do trabalhador ou ambiente corporativo, incluímos o QVT no Secullum Ponto Web. Nessa opção, o responsável pelo gerenciamento do ponto poderá personalizar uma pergunta e definir em que momento os colaboradores irão respondê-la, além disso, podemos personalizar as 5 respostas que ficarão disponíveis para os colaboradores escolherem, ou seja, o QVT é totalmente personalizável.

Lembrando que essas perguntas deverão ser respondidas pelos colaboradores dentro da Central do Funcionário Web e Aplicativo, no momento da inclusão de ponto. As batidas Offline realizadas na Central do Funcionário não mostrarão as perguntas, somente mostrará batidas em Online.

Aviso
A opção QVT está disponível a partir da versão Ultimate do Secullum Ponto Web.


Qual é a importância dos programas de QVT?

Os programas de QVT são muito importantes, por apresentarem os seguintes benefícios e vantagens, tanto para o empregador quanto para o colaborador:

          - Melhoram a saúde e a qualidade de vida do trabalhador;

          - Contribuem para um ambiente de trabalho saudável;

          - Mantêm os colaboradores engajados e produtivos;

          - Diminuem o absenteísmo (incidência de faltas no trabalho);

          - Reduzem a taxa de rotatividade;

          - Conferem melhor reputação e credibilidade às empresas.

Agora que sabemos o que é o QVT e sua importância para as empresas e colaboradores, vamos configurá-lo para iniciarmos a utilização dele.


Habilitando o QVT

Inicialmente, para usarmos a opção devemos ir ao caminho: Manutenções - QVT, em seguida clicar em Habilitar QVT:

Em Configurações de Exibição, definimos em que momento a pergunta será mostrada, para que os colaboradores às respondam. Nessa tela temos duas opções:

  • A cada marcação realizada: Selecionando essa opção, a pergunta será mostrada a cada marcação dos funcionários no dia;
  • Somente na primeira marcação do dia: Selecionando essa opção, a pergunta será mostrada apenas na primeira marcação do funcionário do dia.

Ainda nessa tela, temos as Perguntas e Respostas, que podemos utilizar os padrões do sistema, ou personalizar as mesmas, conforme o cliente queira.

Especificamente nas Respostas, clicando em cada emoji, é possível personalizar também as respostas de cada um, conforme imagem de exemplo abaixo:

Após configurar essa tela, clique em Salvar para que os colaboradores agora respondam à pergunta criada.


Central do Funcionário Web

Para colaboradores que utilizarão a versão web da Central do Funcionário, ao clicar em Incluir Ponto para registrar o mesmo, antes da conclusão da inclusão, a pergunta configurada anteriormente aparecerá, bastando o funcionário escolher a resposta que lhe agrada mais no momento ou situação atual.

Passando o mouse por cima dos emojis, aparecerá a resposta mais detalhada que o responsável configurou no sistema. Abaixo um exemplo de como aparecerá:

Ao responder a pesquisa, o ponto é registrado normalmente.


Central do Funcionário Aplicativo

Usuários da Central do Funcionário no celular também irão responder a pergunta. Da mesma forma que a versão web, ao clicar em Incluir Ponto, antes da conclusão da marcação, a pergunta será apresentada para o usuário, bastando que ele escolha a resposta que mais lhe agrada no momento ou situação atual.

Para a versão dos aplicativos, os usuários não irão ver a resposta mais detalhada, somente o emoji com o significado dela para a escolha. Abaixo um exemplo de como irá aparecer:

Ao responder a pesquisa, o ponto é registrado normalmente.


Dashboard - Página Inicial

Para um controle interno sobre as respostas dos colaboradores, o responsável pelo ponto terá em sua tela inicial, um gráfico das respostas, juntamente com suas porcentagens. Esse card do QVT é diário, ou seja, diariamente ele é atualizado, coletando as respostas do dia vigente.


Relatório do QVT

Clicando no ícone , o usuário poderá imprimir as respostas dos colaboradores. Funcionários que não responderam não são mostrados nesse relatório.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoría: Soporte
 
Última Actualización : 11/12/2023
Cantidad de accesos: 737

Soporte Técnico

Secullum presta soporte por intermedio de distribuidores acreditados distribuidos por territorio nacional. Contacte el distribuidor que comercializó el sistema para obtener soporte. En caso usted no sepa cual distribuidor atiende a su empresa, o esté encontrando dificultades en el contacto o atendimiento con el distribuidor, por favor entre en contacto con nosotros.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp