Preguntas frecuentes
Preguntas frecuentes
VolverSecullum eMob
O Secullum eMob é um sistema móvel para controle de pequenos e médios estacionamentos. Esse aplicativo atende estabelecimentos em que toda a parte operacional é feita de maneira manual, sem uso de cancelas e equipamentos de acesso. O baixo custo de implantação e a facilidade na utilização do sistema são alguns dos pontos fortes.
O eMob pode ser instalado também em impressoras térmicas que possuem o sistema Android, possibilitando a impressão dos tickets para as pessoas. Outra possibilidade é a instalação do aplicativo no celular (Android ou iOS), para imprimir o ticket, podemos conectar via Bluetooth impressoras térmicas que possuem essa funcionalidade, neste exemplo enviaremos para a impressora a impressão dos tickets.
Antes de acessarmos o aplicativo, devemos adquirir o sistema e criar o banco de dados.
Como adquirir o serviço eMob
- Primeiramente precisamos abrir a área restrita do revendedor através do link: https://www.secullum.com.br/AreaRestrita/login, em seguida siga os passos abaixo;
- Passo 1 - TIPO DE REGISTRO: Clique na opção Registrar um serviço Web em seguida em Próximo;
- Passo 2 - CRIAR BANCO DE DADOS: Nesta tela, informe os dados do sistema para criação do banco de dados: Razão Social do Cliente, Nome do Banco, CNPJ / CPF e Sistema, após clique em Criar;
- Passo 3 - ADICIONAR USUÁRIOS: Nesta tela o usuário do cliente final pode ser inserido para utilização do eMob. Caso o cliente final não tenha conta Secullum criada, pode-se criar um novo usuário na hora, para depois compartilhar com o mesmo o banco de dados.
Tipo:
- Usuário: Selecione essa opção caso o usuário selecionado que está compartilhando o banco seja o cliente final;
- Revenda: Selecione essa opção caso o usuário selecionado que está compartilhando o banco seja a revenda;
Privilégio:
- Usuário: Escolha o nível de privilégio que a conta terá, ao selecionar Usuário, esta conta não conseguirá compartilhar bancos com outras contas;
- Administrador: Contas configuradas como Administrador, poderão compartilhar bancos com outras contas.
Após configurado e-mail e senha para acessar o aplicativo, baixe o mesmo que está disponível nas plataformas: Android e iOS, abaixo link para download:
Requisitos Aplicativo eMob
Requisitos Android | Requisitos iOS |
---|---|
Requer Android 5.0 ou superior | Requer iOS 10.0 ou superior |
Memória RAM: 1GB | Memória RAM: 1GB |
Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G) | Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G) |
Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch |
Aplicativo eMob
Ao abrirmos o app, veremos a tela abaixo, onde devemos inserir o e-mail cadastrado anteriormente e a senha para fazer o Log In:
Depois de realizarmos o login no aplicativo, veremos a tela de Boas vindas.
Nessa tela, o Sistema irá ajudá-lo com os passos iniciais de configurações do aplicativo, como cadastro de empresa e tarifas. Você pode escolher entre Próximo Passo, para iniciar a configuração do aplicativo com a ajuda do Sistema, ou Dispensar Ajuda, onde você irá realizar todas as configurações sozinho. Neste exemplo, iremos dispensar a ajuda:
Ao arrastarmos o dedo da esquerda para direita ou clicarmos no botão veremos a seguinte tela:
Esta tela nos apresenta no início: Nome e E-mail do usuário cadastrado. Logo abaixo temos outras opções:
Início
A tela início nos mostra o Saldo Atual do Caixa do estacionamento, tickets criados por período (Dia, Semana, Mês, Ano) e o total recebido também por período.
Caixa
Esta opção só é habilitada quando marcamos a opção Habilitar Controle de Caixa, dentro de Configurações no eMob.
Clicando em Lançamento Manual surgirá a tela do Saldo Atual do Caixa. Nesta tela é possível ver os lançamentos do dia caso já tenha sido lançado algum valor no caixa, clicando em Lançamento Manual, podemos inserir o valor da abertura do caixa.
O primeiro fluxo será sempre a Abertura do caixa, onde deverá ser informado o valor de abertura do caixa. Após lançada abertura, o registro será lançado para a tela de Caixa e o valor será contabilizado no saldo. O caixa só poderá ser aberto novamente após um Fechamento.
Com o caixa aberto, todos os pagamentos de tickets efetuados serão adicionados aos registros de caixa somando o seu valor ao saldo atual do caixa.
Opções de Lançamento Manual
- Tipo de Origem:
- Fechamento: O fechamento do caixa terá como saída o valor exato do saldo atual do caixa, assim zerando o seu valor. Após realizar um Fechamento, todos os pagamentos ficam bloqueados. O caixa só poderá ser movimentado novamente após nova Abertura de caixa;
- Sangria: Sangria é a retirada de dinheiro do caixa. O valor deste lançamento será sempre subtraído ao saldo atual do caixa. O valor da sangria deve ser sempre menor do que o saldo atual do caixa;
- Entrada de troco: Ao registrar uma entrada de troco, o valor do lançamento será somado ao saldo atual do caixa;
Tickets
Nesta tela, temos uma visão geral dos tickets em aberto no estacionamento, opções de filtro nos exibirá os tickets em aberto ou os já pagos.
OBS: Se estiver com a opção de caixa habilitado, só podemos pagar tickets quando o caixa estiver aberto.
Abaixo, temos o botão para gerar um novo ticket e também para pagar um ticket em aberto. Podemos ainda nesta tela Reimprimir tickets, caso a pessoa tenha perdido o mesmo.
Cadastros
Cadastro - Tarifas
Aqui serão cadastradas e configuradas as tarifas que serão cobradas pelo estacionamento. Nesta tela temos:
- Descrição: Descrição da tarifa;
- Tolerância em minutos: Tolerância em minutos para o começo da cobrança;
- Valor máximo por dia: Valor máximo da tarifa por dia;
Ao clicar em + Adicionar Faixas de Preços, podemos adicionar configurações diferentes de valores por faixa, entre outras opções.
- De / até: Período de vigência da faixa em questão;
- Tipo de Valor:
- Valor exato: será cobrado sempre o valor configurado para essa faixa de preço;
- Somado ao valor da faixa anterior: Caso tenhamos 2 faixas de preços, o valor dessa faixa se somará com a faixa anterior;
- Valor: Valor da faixa;
- Permitir fração de preço nesta faixa: esta opção permite fracionar em partes, o valor da tarifa;
- Fração por partes: Número de partes que serão fracionadas;
Exemplo:
Tolerância de 0 minutos;
Valor máximo por dia = 30,00
De 00:01 até 01:00 = Valor exato de 04,00 permitindo fração em 4 partes
Acima de 01:01 = valor exato de 25,00.
Simulação da tarifa
Entrada: 08:48 Saída: 09:10
Tempo total: 00:22
Valor Ticket: R$ 2,00
Neste caso o sistema fracionará a hora em 4 partes, na simulação acima, a pessoa ficou 22 minutos no local, gerando 2 reais no ticket:
0-15 - Até 15 minutos, será cobrado R$ 1,00;
16-30 - De 16 até 30 minutos, será cobrado R$ 2,00;
31-45 - De 31 até 45 minutos, será cobrado R$ 3,00;
46-60 - De 46 até 60 minutos, será cobrado R$ 4,00;
- Repetir cobrança: Só habilitada ao criarmos uma segunda faixa de preço na tarifa. Essa opção permite repetir a cada X minutos, o valor configurado na faixa de tarifa;
- A cada X minutos: Configure em quantos minutos será repetido a cobrança da tarifa.
Exemplo:
Tolerância de 0 minutos;
Valor máximo por dia = 50,00
De 00:01 até 00:12 = Valor exato de 04,00 permitindo fração em 4 partes
Acima de 00:13 = valor de 3,00 somado ao da faixa anterior. Repetir a cobrança a cada 1 minuto.
Simulação da tarifa
Entrada: 15:40 Saída: 15:55
Tempo total: 00:15
Valor Ticket: 34,00
Neste caso o sistema fracionará 12 minutos em 4 partes:
0-3 - Até 3 minutos, será cobrado R$ 1,00;
4-6 - De 4 até 6 minutos, será cobrado R$ 2,00;
7-9 - De 7 até 9 minutos, será cobrado R$ 3,00;
10-12 - De 10 até 12 minutos, será cobrado R$ 4,00;
Na simulação acima, a pessoa ficou 15 minutos no local, passando 3 minutos da primeira faixa de tarifa, neste caso será contabilizado o valor de R$ 3,00 a mais por minuto:
Valor: 9,00 (Cobrança por minuto - 03,00 + 03,00 + 03,00) + 04,00 (Fração) = 13,00.
Cadastro - Empresa
Em Empresa, configuramos o cadastro do estacionamento, inserindo os dados de identificação do mesmo.
Cadastro - Tipos de Veículos
Nesta tela serão cadastrados os tipos de veículos que o estacionamento permite. Clicando no '+' é possível escolher o ícone do tipo de veículo e sua descrição.
Relatórios
Relatório - Tickets
Relatório onde podemos visualizar tickets por meio de filtros, sendo eles: **Todos, Tickets em aberto ou Tickets pagos.
Relatório - Caixa
Relatório onde podemos visualizar a movimentação do caixa: Aberturas de caixa, Sangrias, Entrada de trocos e Fechamentos.
Relatório - Log de Informações
Nos logs, podemos visualizar todos registros e alterações realizados pelo usuário.
Configurações
Nesta tela podemos habilitar algumas configurações e configurarmos equipamentos que irão imprimir os tickets.
Habilitar impressão: Ao habilitarmos esta opção, será possível imprimirmos os tickets no momento da Entrada do veículo;
Modo código de barras: Selecione o modo que será impresso o ticket, podendo ser: QR Code, Código 39 ou 2 de 5 Intercalado;
Protocolo de impressão: Tipos de protocolos para as impressões, segue alguns equipamentos integrados: Gertec -GPOS 800, Control iD - Print iD, Mini Impressora portátil Bluetooth - Árvores (Modelo Tb.E-AA) e SUNMI V1;
Modo de Comunicação: Escolha o modo de comunicação da impressora, podendo ser: Bluetooth ou Ethernet;
Acionar guilhotina no final da impressão: Esta opção aciona a guilhotina das impressoras, realizando o corte do ticket;
Quantidade de Vagas: Nessa opção podemos configurar uma quantidade de vagas do estacionamento ou local, na tela de Início será possível ver quantas vagas estão disponíveis e o total configurado;
Habilitar Controle de Caixa: Habilita o controle de caixa do aplicativo;
- Exportar banco de dados: Exportação de banco caso necessário trocar de aparelho ou seja solicitado pelo Suporte, para mais informações verifique o link abaixo:
Como exportar o banco de dados no eMob?
- Importar Banco de Dados: Importação do banco de dados;
Funcionamento
Veículo chega ao estacionamento e o usuário cadastra o mesmo no aplicativo. O eMob gera um ticket para este veículo, que é impresso no equipamento com seu horário de chegada, informações e código para identificação;
Na hora da saída, o motorista do veículo entrega seu ticket para o responsável, que faz a leitura do código utilizando seu dispositivo. O eMob identifica o ticket e carrega os dados do veículo, já calculando o valor da tarifa conforme as configurações feitas e o tempo que o veículo ocupou o estacionamento;
Feito o pagamento, pelo eMob imprimimos um recibo de pagamento e então o motorista está liberado para a saída.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Temas Relacionados
Soporte Técnico
Secullum presta soporte por intermedio de distribuidores acreditados distribuidos por territorio nacional. Contacte el distribuidor que comercializó el sistema para obtener soporte. En caso usted no sepa cual distribuidor atiende a su empresa, o esté encontrando dificultades en el contacto o atendimiento con el distribuidor, por favor entre en contacto con nosotros.