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Perguntas Frequentes

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Como comunicar com o equipamento SpeedFace V5L da ZKTeco no Secullum Acesso?

O SpeedFace V5L é um terminal de reconhecimento facial que utiliza diversos métodos de verificação como: face, palma da mão, impressão digital, cartão, QRcode e senha.

Neste manual mostraremos como realizar a comunicação com este equipamento no sistema Secullum Acesso, entretanto, os mesmos passos podem ser realizados para a utilização nos outros sistemas .Net da Secullum.

Observação
A comunicação com esse equipamento está disponível a partir da versão 1.104.0 do Secullum Acesso.

Para cadastrar e efetuar a comunicação com o equipamento siga os seguintes passos:

1 - Instalação do pacote de comunicação

  • Atualize o Secullum Acesso utilizando o link a seguir: https://download.secullum.com.br/at-acesso.exe. Para atualizar os outros sistemas .Net da Secullum, acesse nosso repositório de links, clicando aqui;
  • Baixe o pacote de comunicação da ZkTeco, disponível no seguinte link: https://download.secullum.com.br/at-zk.exe;
  • Execute o instalador at-zk.exe e em seguida clique em Próximo. Indique o caminho da pasta de instalação do Secullum Acesso e clique Próximo. Em seguida clique em Instalar, para que os arquivos sejam descompactados e atualizados dentro da pasta do Sistema:


2 - Configurações de rede no equipamento

As configurações de rede são usadas para definir os parâmetros da rede, conexão de PC, servidor de nuvens, e Wiegand.

  • Acesse Conf. Com. no menu principal do equipamento e clique em seguida na opção TCP/IP. Nessa tela, configure as opções: Ender. IP, Masc. Rede, Gateway, Porta de comu. TCP.
    • Ender.IP: Configure um IP da rede do cliente livre e disponível para utilização;
    • Masc. Rede: Configure a máscara de rede do cliente;
    • Gateway: Configure o gateway da rede do cliente;
    • Porta de comu. TCP: Configure a porta padrão para a comunicação com esse equipamento: 4370

Acesse também a parte do servidor em nuvem do equipamento, nessa tela, configuraremos o IP do computador do cliente que irá comunicar com o equipamento.

  • Acesse Conf. Com. no menu principal do equipamento e clique em seguida na opção Configurar servidor de nuvem. Nessa tela, configure as opções End. Servidor e Porta servidor.
    • End. Servidor: Configure o IP do computador que estará instalado o Secullum Acesso;
    • Porta servidor: Configure a porta padrão para a comunicação: 8083;
    • Habilita nome domínio: Deixe essa opção desabilitada no equipamento.


3 - Cadastro e configuração do equipamento no Secullum Acesso

  • Dentro do Secullum Acesso, acesse: Manutenções - Equipamentos - Controladores de Acessos - Cadastro e clique Incluir para cadastrar um novo equipamento;
  • Insira os dados de identificação do equipamento, começando pela indicação do Código, atribua uma Descrição para uma fácil identificação do equipamento dentro do sistema, em Marca/Modelo selecione o modelo ZK – SpeedFace, configure o modo de Comunicação: TCP/IP e Endereço de IP, endereço que foi configurado anteriormente no equipamento.

Importante
- Atualmente só temos integração com Biometria Digital e Facial;

- Os equipamentos ZKTeco não possuem comunicação Online, ou seja, o equipamento não realiza uma consulta da lista de pessoas e horários no servidor para validação dos acessos. O equipamento apenas envia em tempo real a informação de quem passou no equipamento e se foi liberado ou não;

- Para acontecer esse envio em tempo real, devemos marcar a opção Reportar Eventos Online dentro do cadastro do equipamento.

  • Ainda dentro do cadastro do equipamento, clique em Configurações e na aba Comunicação insira o Número Serial do equipamento. Esse número pode ser visualizado dentro do equipamento, pelo caminho: Menu principal - Info. sistema - Inf. dispositivo > No. série. Após a inclusão desse dado, clique no botão Receber para receber as configurações do equipamento. Se todas as configurações foram realizadas corretamente, veremos uma mensagem conforme imagem abaixo:
  • Instale e inicie o Agente do Serviço Online do sistema, seu Status deverá estar Em Execução e o Status da Comunicação Online como Conectado, para enviar e receber as configurações desse equipamento.


4 - Comunicação com o equipamento

Como a comunicação ocorre de maneira Offline, é necessário realizar o envio da lista de pessoas que poderão realizar acessos no equipamento.

O envio ocorre através do menu Movimentações - Controle de Acesso - Enviar e Receber, basta selecionar o equipamento e clicar em Comunicar ou dar um duplo clique para abrir a janela de comunicação. Marque as opções desejadas e clique em Iniciar.


5 - Manutenção de Biometrias

Este recurso tem como objetivo realizar o backup das biometrias (dedos e faces) cadastradas no equipamento para o banco de dados e permite realizar o envio das mesmas para outros equipamentos compatíveis.

Para ter acesso ao recurso entre no cadastro do equipamento e clique em Biometria;

No quadro da esquerda, temos as biometrias cadastradas no banco de dados (via leitor biométrico) e no quadro da direita vemos as biometrias cadastradas no equipamento.

Para receber no sistema as biometrias, clique em Listar no quadro de biometrias do equipamento, aguarde a listagem terminar para carregar os dados. Selecione todas as biometrias utilizando o botão e clique em Receber para que as biometrias sejam transferidas ao banco de dados do sistema. Caso deseje remover as seleções de biometrias, utilize o botão .

Observação
Ao cadastrar diretamente no equipamento biometrias faciais e digitais, ao listarmos no Secullum Acesso, é possível identificar entre Digital e Face, através da aba Dedo.

Dentro do cadastro das pessoas, podemos visualizar as biometrias recebidas do equipamento e clicando em Comunicar, podemos fazer o envio dessas biometrias para outros equipamentos de mesmo modelo.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Acesso
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 11/12/2023
Quantidade de Acessos: 1313

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