Logotipo da Secullum

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Voltar

Como usar Boletos no Academia.Net?

No sistema Academia.Net é possível realizarmos pagamentos de serviços ou produtos via Boleto Bancário, podendo integrar qualquer Instituição bancária no sistema Secullum.

Esse tipo de pagamento pode ser utilizado também em outros softwares da Secullum: Escola.Net, Clube.Net e Estacionamento.Net.

Cadastrando Bancos

Primeiramente devemos cadastrar o banco que será o escolhido para a geração dos boletos, para isso vá em: Cadastros - Financeiro - Bancos. Ao clicar em Incluir teremos as seguintes opções:

  • Descrição: Nome da Instituição Bancária.
  • Número: Número da Instituição Bancária.
    • OBS: segue uma lista com os principais códigos bancários:

        Banco do Brasil – 001
        Bradesco – 237
        Caixa Econômica – 104
        Banco Itaú-Unibanco – 341
        Santander – 033
        Bancoob – 756
      Demais códigos de bancos podem ser vistos clicando aqui.


Layout de Exportação e Retorno de Boleto

Depois de cadastrar o banco, devemos incluir o layout de exportação e retorno do banco que a academia utilizará para a cobrança.

Para a criação do layout de exportação e retorno do banco, é necessário que a revenda envie para o Suporte da Secullum o manual das informações para criação do layout.

Envie o manual de configuração do layout de Exportação e Retorno para o email: suporte@secullum.com.br.


Cadastro de Contas Correntes

Em contas correntes, devemos cadastrar a conta que gerará os boletos, para isso vá até: Cadastros - Financeiro - Contas Correntes.

Por padrão, a conta corrente 'Caixa da Empresa' vem cadastrada. Nela você pode configurar os dados de identificação do banco que irá gerar os boletos de cobrança para as pessoas.

Nesta tela temos as opções:

Dados de Identificação

  • Descrição: Descrição da conta corrente;
  • Agência: Número da agência bancária da conta corrente e dígito verificador;
  • Nº Conta Corrente: Número da conta corrente e dígito verificador;
  • Banco: Instituição Bancária da conta corrente. Campo de auto cadastro;
  • Data Abertura: Data de abertura da conta corrente;
  • Saldo Inicial: Valor do saldo inicial da conta corrente;

Boletos

As configurações a seguir são usadas para geração de boletos. Algumas destas informações são fornecidas pela agência bancária.

Permitir que esta conta corrente gere boletos: Opção que ativa a geração de boletos para esta conta corrente e habilita a configuração dos campos abaixo:

  • Código do Cedente: Código do cedente na agência bancária e dígito verificador;
  • Número do Convênio: Número do convênio na agência bancária;
  • Carteira: Carteira utilizada para geração de boletos para esta conta;
  • Variação da Carteira: Variação complementar da Carteira utilizada para geração de boletos;
  • Modalidade: Número da modalidade associada a conta corrente em questão;
  • Instruções: Texto utilizado para instruções de pagamento nos boletos gerados pelo sistema. Neste campo é possível informar várias linhas de texto, com limite de 400 caracteres;
  • Layout do Boleto: Layout do arquivo de exportação de dados dos boletos gerados pelo sistema.

Clique em Concluir para finalizar cadastro.


Cadastro de Pessoas

No cadastro das pessoas, é necessário sempre configurar alguns dados para que a cobrança venha corretamente. Em Dados Adicionais devemos configurar os campos Endereço e Documentos.

Também em Dados Adicionais é necessário preencher os dados no hiperlink em Cobrança - Dados de Cobrança:

Gerar boleto automaticamente para cobranças desta pessoa: Habilita a geração de boletos para cobranças utilizando a conta corrente especificada.

Usar endereço especial para cobrança: Habilita campos para informar um endereço de cobrança. Utilize esta opção quando a pessoa desejar receber as cobranças em um endereço diferente do informado em Dados Adicionais.

  • Responsável Cobrança: Permite identificar a pessoa responsável pela cobrança. Esta opção deverá ser utilizada quando a pessoa desejar informar outro responsável pelo pagamento dos boletos gerados a ela.
  • Banco: Instituição Bancária da pessoa;
  • Agência: Número da agência bancária da pessoa e dígito verificador;
  • Nº Conta Corrente: Número da conta corrente da pessoa e dígito verificador.


Contas a Receber

Em Contas a Receber, iremos gerar o boleto para em seguida o mesmo ser exportado. Para isso, selecione a conta a ser gerada o boleto e clique no hiperlink Gerar Boletos. Selecione a conta corrente pré configurada, em seguida verifique que a conta ficará com o status A Exportar na coluna Boleto.


Exportação Boletos

Após gerarmos um boleto para um serviço, para a exportação dos mesmos devemos ir no caminho: Movimentações - Boletos - Exportação. Nesta tela, podemos imprimir ou exportar para arquivo texto os boletos no layout das instituições bancárias criadas anteriormente.

Os boletos gerados são agrupados de acordo com a Conta Corrente, ou seja, serão listados apenas os boletos cuja conta está selecionada no campo Conta Corrente. Serão listados todos os boletos que estão com o status A Exportar da conta corrente selecionada. O sistema calcula o número de boletos que serão gerados e o valor total correspondente a todos os boletos.

  • Arquivo: Configure um caminho para salvar a exportação do boleto;
  • Lote de Remessa: é salvo o valor correspondente ao lote que poderá ser exportado se configurado no layout do boleto;

Exportar

Exporta todos os boletos exibidos na listagem da tela;

Imprimir

Impressão de boleto com código de barras para pagamento.

  • Incluir observação da conta nas instruções: Marcando esta opção, a observação da conta será impressa no campo Instruções do boleto. Com isso, neste campo serão impressas as instruções informadas no cadastro da Conta Corrente, seguida da observação informada na conta em questão Contas a Receber.
  • Identificação do sacado: Este campo permite selecionar o CPF ou o Nº Folha para identificar o sacado. Desta forma, no campo Sacado (boleto), será impresso o nome do responsável pela cobrança, seguido de seu CPF ou Nº Folha vinculado à conta.
  • Nº Vias: Número de vias para impressão do boleto (1 à 99).

Relatório

Permite gerar relatórios dos boletos no sistema.

Histórico

Histórico de boletos já gerados pelo sistema com possibilidade de exportá-los. Selecionando uma conta e clicando em Regerar, é possível realizar a exportação do boleto em arquivo texto.

Após gerar o arquivo, envie o arquivo texto para o banco para que seja gerado o boleto a ser pago. Depois de processado o arquivo pelo banco, devemos receber o arquivo recebido em Movimentações - Boletos - Retornos.


Retornos Boletos

Tela utilizada para importar o arquivo texto dos boletos quitados, recebido das instituições bancárias.

Após a importação, o sistema atualiza as contas correntes existentes no arquivo importado, quitando as contas cuja situação esteja como Liquidado. Esta informação será atualizada nos detalhes da conta (campo Boleto), na tela de Contas a Receber. É importante ressaltar que os valores dos pagamentos serão creditados na conta corrente selecionada.

Na lista de Retornos, são exibidas as seguintes informações:

  • Número: Número da conta incluída para a pessoa;
  • Situação: Situação do boleto retornado pelo banco, que foi previamente vinculada a Ocorrência cadastrada em Manutenções - Boletos - Ocorrências de Retorno. Existem três tipos de situação: Processado, Rejeitado e Liquidado;
  • Nome: Nome da pessoa vinculada ao boleto;
  • Ocorrência: Ocorrência é o estado do boleto que consta no arquivo de retorno, o qual demonstra a situação deste perante a agência bancária. Por exemplo: Boleto com data inválida. A agência retornará no arquivo uma ocorrência informando essa inconsistência.
  • Detalhamento: Toda ocorrência poderá vir precedido de um detalhamento, o qual é um texto com mais detalhes da ocorrência. Este detalhamento da ocorrência deverá estar vinculado com a Ocorrência de Retorno;
  • Pagamento: Data em que o pagamento foi efetuado;
  • Valor: Valor do pagamento efetuado no banco;

Ao lado da lista de retornos, são exibidas as informações referentes a Quantidade total de boletos, o total de boletos Rejeitados e Quitados.


Relatórios

Para visualizarmos os boletos que foram exportados, liquidados ou rejeitados, vá até Relatórios - Financeiro - Boletos, em Situação, podemos escolher as opções: A Exportar, Exportado, Processado, Rejeitado, Liquidado, Impresso ou Impresso - A Exportar.


Fluxo de Envio e Recebimento de Boletos

Com todas as opções previamente configuradas no Sistema, como: Contas Correntes e Dados Adicionais configurados nas pessoas, vá até Contas a Receber para gerar um boleto de um serviço/produto de uma pessoa.

Após gerar o boleto, devemos acessar Movimentações - Boletos - Exportação, para exportar em arquivo texto o boleto para pagamento. Esse arquivo texto deve ser enviado ao banco em seguida. Quando o banco processar o arquivo texto, será enviado para o endereço da pessoa o boleto a ser pago.

O banco após o pagamento, enviará um arquivo texto de retorno, para que o responsável do Sistema importe o mesmo no caminho: Movimentações - Boletos - Retornos, assim, ao importar o arquivo, será possível saber se o boleto foi pago ou não. Lembrando que pode ser visto no campo Ocorrências o estado do boleto.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Academia.Net
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 12/11/2019
Quantidade de Acessos: 356

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp