Common questions
Common questions
BackComo utilizar a opção 4 horários por funcionário no Secullum Ponto Web?
Para aqueles colaboradores que podem trabalhar em alguns horários diferentes, temos a disposição no Secullum Ponto Web a opção de cadastrar até 4 horários por funcionário.
Como o próprio nome já informa, conseguimos configurar no sistema para que colaboradores façam até 4 horários diferentes durante a semana ou mês, alternando dessa forma entre horários noturnos e diurnos caso necessário, sem que haja uma escala fixa para isso.
Explicando de uma maneira técnica sobre o funcionamento da opção, no momento em que o colaborador realizar a primeira marcação no dia, o sistema irá buscar um dos horários selecionados para definir o mais aproximado e que será seguido até o restante do dia.
Outras informações importantes para quem irá utilizar 4 horários:
- Configurações de cálculos, porcentagens de extras e tolerâncias serão seguidas para cada horário;
- No cadastro do colaborador, incluir sempre um horário padrão e com carga como horário principal;
- Para um melhor funcionamento dessa funcionalidade, pedimos que coloquem 1 hora de intervalo entre um horário e outro, para que dessa forma, o sistema aloque as batidas no horário mais próximo dos selecionados;
Aviso
A opção 4 horários por funcionário está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web.
A opção 4 horários por funcionário está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web.
Habilitando e incluindo os 4 horários para os funcionários |
---|
Para habilitar essa opção, devemos ir até o caminho: Manutenções - Configurações Especiais - Gerais - e marcar a opção 4 horários por funcionário. Abaixo da opção, vemos duas outras alternativas para selecionar, explicaremos cada uma ao longo desse manual.
Funcionários |
---|
Depois de habilitarmos a opção, agora em Cadastros - Funcionários, podemos vincular até 4 horários para os colaboradores. Para isso, clique no ícone ao lado de Horário, e escolha até 3 horários em que o colaborador poderá realizar, além do principal.
Após a configuração dos horários para os colaboradores, os mesmos podem agora registrar o seu ponto o mais aproximado de algum dos 4 selecionados.
Na hora de habilitarmos a opção de 4 horários, temos 2 alternativas que podemos selecionar, cada uma funciona de uma forma diferente e explicaremos cada uma abaixo:
Horário padrão do funcionário |
---|
Utilizando essa opção, os horários selecionados serão seguidos conforme seu cadastro.
Como pode ser visto no exemplo acima, funcionário realizou seus horários, sendo que no dia 05/04/22 e 15/04/22 ele não foi trabalhar e no horário principal, esses dias possuem carga horária configurada, gerando dessa forma Faltas. Verifique também que, as porcentagens de Extras a cada dia são diferentes, pois cada horário possui uma configuração diferente do outro.
Usar algum horário com folga no dia |
---|
Vamos supor que um colaborador tenha 2 horários parecidos, porém, em um deles ele trabalha em um Sábado e no outro, será uma Folga.
Seguindo o exemplo acima, caso o colaborador falte no Sábado e utilizando a opção Usar algum horário com folga no dia, o sistema irá buscar em um dos 4 horários selecionados se em um deles, o Sábado está configurado como Folga, nesse caso, teremos duas situações:
- Caso o sistema NÃO ache um horário configurado como Folga no dia em que o colaborador faltou, esse dia será considerado Falta;
- Caso o sistema ache um horário configurado como Folga no dia em que o funcionário faltou, esse dia então será considerado Folga.
No exemplo abaixo, o colaborador possui um horário de Segunda a Domingo como Folga configurado, gerando Folgas nos dias 05/04/22 e 15/04/22. Verifique também que, as porcentagens de Extras a cada dia são diferentes, pois cada horário possui uma configuração diferente do outro.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Suporte Técnico
A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.