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BackQVT - Qualidade de Vida no Trabalho no Secullum Ponto Web
O QVT – ou Qualidade de Vida no Trabalho – é, basicamente, um indicador do nível de satisfação de um funcionário em seu ambiente corporativo. Trata-se do prazer que uma pessoa sente ao ir ou estar em seu local de trabalho, podendo informar também a satisfação da função que ele exerce no trabalho.
Pensando nessa ideia de trazer algo mais humano e de trazer essa experiência para os usuários e, para que o RH consiga alertar os gestores sobre como anda a saúde, a satisfação do trabalhador ou ambiente corporativo, incluímos o QVT no Secullum Ponto Web. Nessa opção, o responsável pelo gerenciamento do ponto poderá personalizar uma pergunta e definir em que momento os colaboradores irão respondê-la, além disso, podemos personalizar as 5 respostas que ficarão disponíveis para os colaboradores escolherem, ou seja, o QVT é totalmente personalizável.
Lembrando que essas perguntas deverão ser respondidas pelos colaboradores dentro da Central do Funcionário Web e Aplicativo, no momento da inclusão de ponto. As batidas Offline realizadas na Central do Funcionário não mostrarão as perguntas, somente mostrará batidas em Online.
Aviso
A opção QVT está disponível a partir da versão Ultimate do Secullum Ponto Web.
A opção QVT está disponível a partir da versão Ultimate do Secullum Ponto Web.
Qual é a importância dos programas de QVT? |
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Os programas de QVT são muito importantes, por apresentarem os seguintes benefícios e vantagens, tanto para o empregador quanto para o colaborador:
- Melhoram a saúde e a qualidade de vida do trabalhador;
- Contribuem para um ambiente de trabalho saudável;
- Mantêm os colaboradores engajados e produtivos;
- Diminuem o absenteísmo (incidência de faltas no trabalho);
- Reduzem a taxa de rotatividade;
- Conferem melhor reputação e credibilidade às empresas.
Agora que sabemos o que é o QVT e sua importância para as empresas e colaboradores, vamos configurá-lo para iniciarmos a utilização dele.
Habilitando o QVT |
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Inicialmente, para usarmos a opção devemos ir ao caminho: Manutenções - QVT, em seguida clicar em Habilitar QVT:
Em Configurações de Exibição, definimos em que momento a pergunta será mostrada, para que os colaboradores às respondam. Nessa tela temos duas opções:
- A cada marcação realizada: Selecionando essa opção, a pergunta será mostrada a cada marcação dos funcionários no dia;
- Somente na primeira marcação do dia: Selecionando essa opção, a pergunta será mostrada apenas na primeira marcação do funcionário do dia.
Ainda nessa tela, temos as Perguntas e Respostas, que podemos utilizar os padrões do sistema, ou personalizar as mesmas, conforme o cliente queira.
Especificamente nas Respostas, clicando em cada emoji, é possível personalizar também as respostas de cada um, conforme imagem de exemplo abaixo:
Após configurar essa tela, clique em Salvar para que os colaboradores agora respondam à pergunta criada.
Central do Funcionário Web |
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Para colaboradores que utilizarão a versão web da Central do Funcionário, ao clicar em Incluir Ponto para registrar o mesmo, antes da conclusão da inclusão, a pergunta configurada anteriormente aparecerá, bastando o funcionário escolher a resposta que lhe agrada mais no momento ou situação atual.
Passando o mouse por cima dos emojis, aparecerá a resposta mais detalhada que o responsável configurou no sistema. Abaixo um exemplo de como aparecerá:
Ao responder a pesquisa, o ponto é registrado normalmente.
Central do Funcionário Aplicativo |
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Usuários da Central do Funcionário no celular também irão responder a pergunta. Da mesma forma que a versão web, ao clicar em Incluir Ponto, antes da conclusão da marcação, a pergunta será apresentada para o usuário, bastando que ele escolha a resposta que mais lhe agrada no momento ou situação atual.
Para a versão dos aplicativos, os usuários não irão ver a resposta mais detalhada, somente o emoji com o significado dela para a escolha. Abaixo um exemplo de como irá aparecer:
Ao responder a pesquisa, o ponto é registrado normalmente.
Dashboard - Página Inicial |
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Para um controle interno sobre as respostas dos colaboradores, o responsável pelo ponto terá em sua tela inicial, um gráfico das respostas, juntamente com suas porcentagens. Esse card do QVT é diário, ou seja, diariamente ele é atualizado, coletando as respostas do dia vigente.
Relatório do QVT |
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Clicando no ícone , o usuário poderá imprimir as respostas dos colaboradores. Funcionários que não responderam não são mostrados nesse relatório.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Suporte Técnico
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