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Secullum eMob

O Secullum eMob é um sistema móvel para controle de pequenos e médios estacionamentos. Esse aplicativo atende estabelecimentos em que toda a parte operacional é feita de maneira manual, sem uso de cancelas e equipamentos de acesso. O baixo custo de implantação e a facilidade na utilização do sistema são alguns dos pontos fortes.

O eMob pode ser instalado também em impressoras térmicas que possuem o sistema Android, possibilitando a impressão dos tickets para as pessoas. Outra possibilidade é a instalação do aplicativo no celular (Android ou iOS), para imprimir o ticket, podemos conectar via Bluetooth impressoras térmicas que possuem essa funcionalidade, neste exemplo enviaremos para a impressora a impressão dos tickets.

Antes de acessarmos o aplicativo, devemos adquirir o sistema e criar o banco de dados.


Como adquirir o serviço eMob

  • Passo 1 - TIPO DE REGISTRO: Clique na opção Registrar um serviço Web em seguida em Próximo;
  • Passo 2 - CRIAR BANCO DE DADOS: Nesta tela, informe os dados do sistema para criação do banco de dados: Razão Social do Cliente, Nome do Banco, CNPJ / CPF e Sistema, após clique em Criar;
  • Passo 3 - ADICIONAR USUÁRIOS: Nesta tela o usuário do cliente final pode ser inserido para utilização do eMob. Caso o cliente final não tenha conta Secullum criada, pode-se criar um novo usuário na hora, para depois compartilhar com o mesmo o banco de dados.
  • Tipo:

    • Usuário: Selecione essa opção caso o usuário selecionado que está compartilhando o banco seja o cliente final;
    • Revenda: Selecione essa opção caso o usuário selecionado que está compartilhando o banco seja a revenda;
  • Privilégio:

    • Usuário: Escolha o nível de privilégio que a conta terá, ao selecionar Usuário, esta conta não conseguirá compartilhar bancos com outras contas;
    • Administrador: Contas configuradas como Administrador, poderão compartilhar bancos com outras contas.

Após configurado e-mail e senha para acessar o aplicativo, baixe o mesmo que está disponível nas plataformas: Android e iOS, abaixo link para download:


Requisitos Aplicativo eMob

Requisitos Android Requisitos iOS
Requer Android 5.0 ou superior Requer iOS 10.0 ou superior
Memória RAM: 1GB Memória RAM: 1GB
Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G) Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G)
Compatível com iPhone, iPad e iPod Touch


Aplicativo eMob

Ao abrirmos o app, veremos a tela abaixo, onde devemos inserir o e-mail cadastrado anteriormente e a senha para fazer o Log In:

Depois de realizarmos o login no aplicativo, veremos a tela de Boas vindas.

Nessa tela, o Sistema irá ajudá-lo com os passos iniciais de configurações do aplicativo, como cadastro de empresa e tarifas. Você pode escolher entre Próximo Passo, para iniciar a configuração do aplicativo com a ajuda do Sistema, ou Dispensar Ajuda, onde você irá realizar todas as configurações sozinho. Neste exemplo, iremos dispensar a ajuda:

Ao arrastarmos o dedo da esquerda para direita ou clicarmos no botão veremos a seguinte tela:

Esta tela nos apresenta no início: Nome e E-mail do usuário cadastrado. Logo abaixo temos outras opções:


Início

A tela início nos mostra o Saldo Atual do Caixa do estacionamento, tickets criados por período (Dia, Semana, Mês, Ano) e o total recebido também por período.


Caixa

Esta opção só é habilitada quando marcamos a opção Habilitar Controle de Caixa, dentro de Configurações no eMob.

Clicando em Lançamento Manual surgirá a tela do Saldo Atual do Caixa. Nesta tela é possível ver os lançamentos do dia caso já tenha sido lançado algum valor no caixa, clicando em Lançamento Manual, podemos inserir o valor da abertura do caixa.

O primeiro fluxo será sempre a Abertura do caixa, onde deverá ser informado o valor de abertura do caixa. Após lançada abertura, o registro será lançado para a tela de Caixa e o valor será contabilizado no saldo. O caixa só poderá ser aberto novamente após um Fechamento.

Com o caixa aberto, todos os pagamentos de tickets efetuados serão adicionados aos registros de caixa somando o seu valor ao saldo atual do caixa.

Opções de Lançamento Manual

  • Tipo de Origem:
    • Fechamento: O fechamento do caixa terá como saída o valor exato do saldo atual do caixa, assim zerando o seu valor. Após realizar um Fechamento, todos os pagamentos ficam bloqueados. O caixa só poderá ser movimentado novamente após nova Abertura de caixa;
    • Sangria: Sangria é a retirada de dinheiro do caixa. O valor deste lançamento será sempre subtraído ao saldo atual do caixa. O valor da sangria deve ser sempre menor do que o saldo atual do caixa;
    • Entrada de troco: Ao registrar uma entrada de troco, o valor do lançamento será somado ao saldo atual do caixa;


Tickets

Nesta tela, temos uma visão geral dos tickets em aberto no estacionamento, opções de filtro nos exibirá os tickets em aberto ou os já pagos.

OBS: Se estiver com a opção de caixa habilitado, só podemos pagar tickets quando o caixa estiver aberto.

Abaixo, temos o botão para gerar um novo ticket e também para pagar um ticket em aberto. Podemos ainda nesta tela Reimprimir tickets, caso a pessoa tenha perdido o mesmo.


Cadastros

Cadastro - Tarifas

Aqui serão cadastradas e configuradas as tarifas que serão cobradas pelo estacionamento. Nesta tela temos:

  • Descrição: Descrição da tarifa;
  • Tolerância em minutos: Tolerância em minutos para o começo da cobrança;
  • Valor máximo por dia: Valor máximo da tarifa por dia;

Ao clicar em + Adicionar Faixas de Preços, podemos adicionar configurações diferentes de valores por faixa, entre outras opções.

  • De / até: Período de vigência da faixa em questão;
  • Tipo de Valor:
    • Valor exato: será cobrado sempre o valor configurado para essa faixa de preço;
    • Somado ao valor da faixa anterior: Caso tenhamos 2 faixas de preços, o valor dessa faixa se somará com a faixa anterior;
  • Valor: Valor da faixa;
  • Permitir fração de preço nesta faixa: esta opção permite fracionar em partes, o valor da tarifa;
    • Fração por partes: Número de partes que serão fracionadas;

   Exemplo:

     Tolerância de 0 minutos;
     Valor máximo por dia = 30,00

     De 00:01 até 01:00 = Valor exato de 04,00 permitindo fração em 4 partes
     Acima de 01:01 = valor exato de 25,00.

   Simulação da tarifa

     Entrada: 08:48 Saída: 09:10
     Tempo total: 00:22
      Valor Ticket: R$ 2,00

   Neste caso o sistema fracionará a hora em 4 partes, na simulação acima, a pessoa ficou 22 minutos no local, gerando 2 reais no ticket:

     0-15 - Até 15 minutos, será cobrado R$ 1,00;
     16-30 - De 16 até 30 minutos, será cobrado R$ 2,00;
     31-45 - De 31 até 45 minutos, será cobrado R$ 3,00;
     46-60 - De 46 até 60 minutos, será cobrado R$ 4,00;

  • Repetir cobrança: Só habilitada ao criarmos uma segunda faixa de preço na tarifa. Essa opção permite repetir a cada X minutos, o valor configurado na faixa de tarifa;
    • A cada X minutos: Configure em quantos minutos será repetido a cobrança da tarifa.

   Exemplo:

     Tolerância de 0 minutos;
     Valor máximo por dia = 50,00

     De 00:01 até 00:12 = Valor exato de 04,00 permitindo fração em 4 partes
    Acima de 00:13 = valor de 3,00 somado ao da faixa anterior. Repetir a cobrança a cada 1 minuto.

   Simulação da tarifa

     Entrada: 15:40 Saída: 15:55
     Tempo total: 00:15
   Valor Ticket: 34,00

   Neste caso o sistema fracionará 12 minutos em 4 partes:

     0-3 - Até 3 minutos, será cobrado R$ 1,00;
     4-6 - De 4 até 6 minutos, será cobrado R$ 2,00;
     7-9 - De 7 até 9 minutos, será cobrado R$ 3,00;
     10-12 - De 10 até 12 minutos, será cobrado R$ 4,00;

   Na simulação acima, a pessoa ficou 15 minutos no local, passando 3 minutos da primeira faixa de tarifa, neste caso será contabilizado o valor de R$ 3,00 a mais por minuto:

     Valor: 9,00 (Cobrança por minuto - 03,00 + 03,00 + 03,00) + 04,00 (Fração) = 13,00.


Cadastro - Empresa

Em Empresa, configuramos o cadastro do estacionamento, inserindo os dados de identificação do mesmo.


Cadastro - Tipos de Veículos

Nesta tela serão cadastrados os tipos de veículos que o estacionamento permite. Clicando no '+' é possível escolher o ícone do tipo de veículo e sua descrição.


Relatórios

Relatório - Tickets

Relatório onde podemos visualizar tickets por meio de filtros, sendo eles: **Todos, Tickets em aberto ou Tickets pagos.


Relatório - Caixa

Relatório onde podemos visualizar a movimentação do caixa: Aberturas de caixa, Sangrias, Entrada de trocos e Fechamentos.


Relatório - Log de Informações

Nos logs, podemos visualizar todos registros e alterações realizados pelo usuário.


Configurações

Nesta tela podemos habilitar algumas configurações e configurarmos equipamentos que irão imprimir os tickets.

  • Habilitar impressão: Ao habilitarmos esta opção, será possível imprimirmos os tickets no momento da Entrada do veículo;

  • Modo código de barras: Selecione o modo que será impresso o ticket, podendo ser: QR Code, Código 39 ou 2 de 5 Intercalado;

  • Protocolo de impressão: Tipos de protocolos para as impressões, segue alguns equipamentos integrados: Gertec -GPOS 800, Control iD - Print iD, Mini Impressora portátil Bluetooth - Árvores (Modelo Tb.E-AA) e SUNMI V1;

  • Modo de Comunicação: Escolha o modo de comunicação da impressora, podendo ser: Bluetooth ou Ethernet;

  • Acionar guilhotina no final da impressão: Esta opção aciona a guilhotina das impressoras, realizando o corte do ticket;

  • Quantidade de Vagas: Nessa opção podemos configurar uma quantidade de vagas do estacionamento ou local, na tela de Início será possível ver quantas vagas estão disponíveis e o total configurado;

  • Habilitar Controle de Caixa: Habilita o controle de caixa do aplicativo;

  • Exportar banco de dados: Exportação de banco caso necessário trocar de aparelho ou seja solicitado pelo Suporte, para mais informações verifique o link abaixo:

    Como exportar o banco de dados no eMob?

  • Importar Banco de Dados: Importação do banco de dados;


Funcionamento

  • Veículo chega ao estacionamento e o usuário cadastra o mesmo no aplicativo. O eMob gera um ticket para este veículo, que é impresso no equipamento com seu horário de chegada, informações e código para identificação;

  • Na hora da saída, o motorista do veículo entrega seu ticket para o responsável, que faz a leitura do código utilizando seu dispositivo. O eMob identifica o ticket e carrega os dados do veículo, já calculando o valor da tarifa conforme as configurações feitas e o tempo que o veículo ocupou o estacionamento;

  • Feito o pagamento, pelo eMob imprimimos um recibo de pagamento e então o motorista está liberado para a saída.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum eMob
Category: Technical support
 
Last Update: 08/16/2021
Number of Access: 648

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

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