Como funcionam as tolerâncias com Artigo 58, Compensado e Almoço Livre
No Ponto Web, existem alguns recursos exclusivos para auxiliar e facilitar os cálculos, estes em combinação com as regras do Artigo 58, podem ter uma variação no cálculo das tolerâncias. Nesse artigo explicaremos como o sistema interpreta essas configurações.
As opções de Compensado e Almoço Livre não podem ser utilizadas ao mesmo tempo
Artigo 58 + Compensado
Utilizando o Compensado e as tolerâncias do Artigo 58, o funcionamento é o seguinte:
Limite por batida:
O limite é de 5 minutos de Extras ou Faltas. Ou seja, para ser contabilizado para o limite diário, a quantia deve ser MAIOR que 5 minutos. É importante salientar que, mesmo que a quantia total ultrapasse o limite de 10 minutos diários, se a quantia por batida não for MAIOR que 5 minutos, essas batidas não serão consideradas, mesmo ultrapassando o limite diário.
Limite diário:
O limite é de 10 minutos de Faltas ou Extras. Ou seja, para serem contabilizadas, as quantias totais devem ser IGUAIS ou MAIORES que 10 minutos.
Exemplos práticos:
No exemplo acima, a Entrada 1, Saída 1 e Entrada 2 geraram minutos de Extras e Faltas, porém nenhuma delas ultrapassou os 5 minutos exigidos pela regra, sendo assim desconsiderados nos cálculos. Na Saída 2 foram considerados os 10 minutos pois foram ultrapassados os 5 minutos.
No cálculo total foram considerados 10 minutos, como está válido na regra sendo um valor igual ou maior que 10 minutos, é exibido na coluna de Extras.
Artigo 58 + Almoço Livre
Utilizando o Almoço Livre e as tolerâncias do Artigo 58, o funcionamento é o seguinte:
Limite por batida:
Durante o período do Almoço Livre (Saída 1 e Entrada 2), aplica-se uma tolerância única de 5 minutos para ambas as batidas. Por exemplo, se na Saída 1 houver um atraso de 5 minutos e na Entrada 2 de 1 minuto, serão considerados 6 minutos de Faltas. Se o total for MENOR que 5 minutos, não serão considerados esses minutos de Faltas.
Outro ponto importante é que essa tolerância de 5 minutos se baseia na carga definida de almoço, portanto digamos que o horário de almoço é das 12:00 até as 13:00, se o colaborador entrar as 12:05, essa tolerância irá ser considerada a partir das 13:05 em diante.
Para as demais batidas (Entrada 1, Saída 2...), aplica-se a configuração padrão do Artigo 58.
Limite Diário:
O sistema considera apenas o limite diário para as batidas que não estão no intervalo de almoço (Artigo 58), sendo assim, no Almoço Livre é considerada apenas a tolerância por batida.
Exemplos práticos:
No exemplo acima, foi configurado o intervalo de almoço entre 12:00 e 13:00, ou seja, o funcionário tem 1 hora de almoço. O funcionário realizou a marcação da saída para o almoço 12:05, tendo 1 hora de almoço, a marcação esperada para volta é 13:05. Porém o funcionário voltou 12:59, o que acabou gerando 6 minutos de Extras.
Em caso de dúvidas, consulte nosso suporte técnico.
Suporte Técnico
A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.
Fale Conosco