Logotipo da Secullum

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Voltar

Como utilizar o Secullum Checkin com sistemas de acesso?

Desenvolvido para ser uma alternativa aos equipamentos tradicionais de ponto e acesso, o Secullum Checkin oferece versatilidade para inclusões de ponto de colaboradores no local de trabalho e para validação de acesso aos ambientes. Tudo isso com baixo custo de investimento.

Com o Secullum Checkin, é possível identificar pessoas através de Senhas Numéricas, Qr Codes, Códigos de Barras e Reconhecimento Facial (Online e Offline), inclusive com máscaras de proteção e acessórios. E você sabe qual é o melhor de tudo? Ele faz isso e muito mais utilizando apenas um smartphone, tablet ou computador.

Principais características do Secullum Checkin com os Sistemas de Acesso

  • Disponível para smartphones, tablets e desktop com os sistemas: Android, iOS, Windows e Linux;
  • Identifica pessoas através de Reconhecimento Facial, Qr Code, Código de Barra e Senha Numérica;
  • Integrado aos softwares de acesso da Secullum, aciona: Fechaduras, Catracas, Portas, Cancelas, entre outros dispositivos;
  • O reconhecimento facial identifica pessoas com máscaras de proteção e acessórios;
  • Pode ser utilizado para controle de acesso, quando acoplado a cancelas que não possuem placa controladora;
  • É ideal para utilização em academias, escolas, eventos e em todas as atividades que necessitam de agilidade no controle de fluxo;
  • No momento da identificação, exibe a foto da pessoa e uma mensagem, que pode ser personalizada;
  • Realiza Reconhecimento Facial Online e Offline, sendo que:
    • Para Reconhecimento Online, é necessário a contratação do BioWeb;
    • Para Reconhecimento Offline, é necessário a contratação do Secullum Biometria;
  • Funciona dependente ou independente de conexão com o banco de dados central e com a internet;


Aplicativo Secullum Checkin

Aplicativo disponível nas principais lojas e sistemas operacionais do mercado, baixe agora e experimente o Checkin em conjunto com os sistemas de acesso da Secullum:


Requisitos do aplicativo Secullum Checkin

Requisitos Android Requisitos iOS
Requer Android 5.1 ou superior Para maiores informações sobre os
requisitos iOS, consulte as
informações na loja da
Apple clicando aqui
Memória RAM: 1GB
Conexão com a internet (Wifi - 3G / 4G)
Câmera Frontal 1 MP


Cadastrando o equipamento Checkin nos Sistemas de Acesso

Para começarmos o uso do Checkin nos sistemas de acesso da Secullum, devemos cadastrar esse equipamento no sistema. Para isso, acesse o caminho: Manutenções - Equipamentos - Controladores de Acesso - Cadastro e adicione o equipamento Secullum Checkin. Demais configurações explicamos, verifique abaixo:

Aviso
Se o equipamento Secullum Checkin não aparecer em marca/modelo, atualize para a última versão do sistema e certifique-se de estar registrado como mensalidade ou anuidade, pois este recurso só está disponível para estas modalidades de comercialização.

  • Código: Código do equipamento que será solicitado depois, nas configurações do Checkin;
  • Descrição: Descrição do equipamento;
  • Marca / Modelo: Selecione Secullum Checkin;
  • Comunicação: Selecione Tcp/Ip;
  • Endereço IP: Pode ser preenchido com qualquer número. Lembrando que o IP aqui não precisa ser um livre na rede, pois o Checkin fará comunicação diretamente com o servidor (PC/Servidor onde estará instalado o Sistema de Acesso Secullum).

Depois de concluído o cadastro, devemos configurar o aplicativo Checkin para se conectar com esse sistema de acesso.


Configurando o aplicativo Checkin

Com o aplicativo Checkin instalado no smartphone, tablet ou computador, acesse às suas configurações clicando no ícone da engrenagem . Na próxima tela, clique em Configurações do Sistema e proceda conforme as orientações abaixo:

  • Sistema: Selecione Sistemas .Net;
  • Código do Equipamento: Informe o mesmo código do equipamento Checkin adicionado nos passos anteriores;
  • Endereço do Servidor: Configure o IP do computador onde está instalado o Sistema de Acesso da Secullum;
  • Porta do Servidor: Porta padrão para a comunicação dos Sistemas de Acesso com o Secullum Checkin. Essa porta pode ser alterada, lembrando também de alterar no sistema de acesso da Secullum, em Configurações Especiais - Servidor Online;
  • Salvar: Opção para salvar as configurações realizadas;

Após salvar as configurações, para finalizarmos a conexão entre Checkin e sistema de acesso, devemos conectar o Agente de Serviço Online desse sistema. Com o agente Em Execução, clique em Status da Comunicação Online e verifique se o Status do equipamento Checkin está como Conectado - se Conectado, a comunicação foi realizada com sucesso, se Desconectado, revise as configurações anteriores.

No Checkin, caso Conectado veremos a tela inicial como na representação da figura 1, caso Desconectado, veremos a mensagem de Sem resposta do Servidor, representado na figura 2:


Configurando os Leitores do Checkin

Com a conexão criada entre o sistema de acesso e Checkin, podemos agora definir quais periféricos (leitores de acesso) que o Checkin irá utilizar. Para isso, dentro do sistema Secullum vá até Manutenções - Equipamentos - Controladores de Acesso - Cadastro - Equipamento Checkin - Configurações - Periféricos.

Periféricos

  • Teclado: Leitor para habilitar o teclado no Checkin. Nesse leitor, podemos escolher entre: Entrada, Saída, Pergunta E/S (ao realizar o acesso, a pessoa irá selecionar se é uma Entrada ou Saída) e Desativado. Lembrando que, se escolhermos apenas Entrada ou somente Saída, esse leitor só realizará esse tipo de acesso;
  • Face: Leitor para habilitar o reconhecimento facial no Checkin. Nesse leitor, podemos escolher entre: Entrada, Saída, Pergunta E/S (ao realizar o acesso, a pessoa irá selecionar se é uma Entrada ou Saída) e Desativado. Lembrando que, se escolhermos apenas Entrada ou somente Saída, esse leitor só realizará esse tipo de acesso;
  • Barras: Leitor para habilitar o tipo de barras no Checkin. Nesse leitor, podemos escolher entre: Entrada, Saída, Pergunta E/S (ao realizar o acesso, a pessoa irá selecionar se é uma Entrada ou Saída) e Desativado. Lembrando que, se escolhermos apenas Entrada ou somente Saída, esse leitor só realizará esse tipo de acesso;
  • Tipo de Barras: Caso Barras estiver habilitado, selecione aqui o tipo que será utilizado para os acessos, podendo escolher entre: QR Code, Código 39, 2 de 5 Intercalado ou PDF 417;
  • Câmera padrão: Opção para definir qual câmera será aberta sempre que realizar um reconhecimento facial. Podendo escolher entre: frontal e traseira;
    • Não permitir troca de câmera: Marcando a opção, não será possível trocar a câmera no momento do reconhecimento facial, fixando a câmera selecionada anteriormente em Câmera padrão.


Validando acessos pelos leitores do Checkin

Abaixo mostraremos os tipos de validações que o Secullum Checkin possui com os sistemas de acesso:

Senha Numérica

Opção onde as pessoas poderão realizar acessos pelo teclado do Checkin, digitando seu Nº Identificador ou Nº Provisório para Entradas ou Saídas;

Qr Code e Barras

Opção para realizar acessos por Qr Code ou Barras (Código 39, 2 de 5 Intercalado ou PDF 417). Para incluir o acesso, basta aproximar na câmera um dos tipos de código para a liberação;

Reconhecimento Facial

No Secullum Checkin temos a possibilidade de realizar o reconhecimento facial com toque na tela, sendo esse rápido, seguro e moderno.

Ao optar por esta forma de registro de acessos, é necessário contratar o serviço BioWeb para utilização Online, e o serviço Secullum Biometria, para utilização Offline.


Cadastrando uma face pelo Checkin

Para cadastrar a face de uma pessoa pelo Checkin, siga os procedimentos abaixo:

  • No Checkin acesse as configurações, clicando no ícone ;
  • Entre em Cadastro de Faces;
  • Digite o Nº Identificador da pessoa e clique em Localizar;
  • Caso a pessoa informada ainda não tenha sua face cadastrada, veremos o botão Cadastrar Face para realizar a inclusão;
  • Na tela de cadastro, posicione o rosto bem ao centro da tela e clique em qualquer local para tirar a foto. Após concluir o processo, a foto será salva e enviada diretamente para o serviço BioWeb;
  • Com a foto cadastrada, a pessoa estará apta a realizar acessos por reconhecimento facial.

Observação
Nessa tela podemos cadastrar diversas fotos, mas apenas uma por pessoa.


O que é o BioWeb

O BioWeb é um servidor na nuvem, onde será guardado todas as biometrias faciais das pessoas. Este é um serviço que a Secullum disponibiliza para quem deseja utilizar o Reconhecimento Facial no aplicativo Checkin.

Para adquirir a licença do BioWeb, devemos acessar a área restrita do revendedor clicando aqui. Em seguida siga os passos abaixo:

  • Vá em Comercial - Clientes;
  • Em Localizar Clientes, procure pelo CNPJ do cliente que deseja adquirir esse serviço e clique em Pesquisar;
  • Abaixo, clique na linha referente ao cliente, irá abrir a tela do cliente, vá até a opção Ativar BioWeb;
  • Em Ativar BioWeb, digite o desejo de usar essa opção, clique em seguida em Enviar;
  • A ativação é realizada de forma instantânea, após isso, basta entrar no sistema para ativar a opção;
  • Dentro do sistema de acesso, vá até o caminho: Manutenções - Serviços Online - BioWeb. Nessa tela, selecione Habilitar Serviço BioWeb e em seguida Verificar se o serviço está ativo para esta empresa;
  • Com a confirmação que o BioWeb está ativo, em Código do Cliente será mostrado o código do serviço da empresa cadastrada.


Registros de acessos no Checkin

Ao realizar uma tentativa de acesso através do Secullum Checkin, são exibidas as seguintes telas, confirmando (ou não) o registro:

Dica
Para aparecer a imagem da pessoa no momento do acesso no Secullum Checkin, é necessário que a sua foto seja previamente cadastrada.


Acionando equipamentos utilizando o Checkin

Imagine um cenário onde os clientes utilizarão o reconhecimento facial do Checkin em um tablet, ao lado desse tablet temos uma catraca, onde a pessoa terá que realizar um acesso novamente para de fato acessar o local desejado. Do modo apresentado, às pessoas deverão realizar dois acessos, gerando uma lentidão em larga escala para clientes de médio e grande porte.

Pensando em agilizar o fluxo dessas pessoas, através do Secullum Checkin, conseguimos realizar liberações de portas, fechaduras, catracas, cancelas, entre outras opções, de uma maneira rápida e descomplicada. Siga os passos abaixo para realizar essa configuração:

  • Configure uma catraca, fechadura ou cancela, no sistema de acesso. Lembrando que esse equipamento deverá ter comunicação Online com os sistemas da Secullum. Nesse exemplo, usaremos uma catraca iDBlock da Control iD;
  • Com o Checkin já configurado no sistema de acesso, entre em suas Configurações e na aba Geral, selecione o equipamento cadastrado anteriormente na opção Acionar. Em seguida, verifique se os dois equipamentos estarão Online no Agente de Comunicação (conforme representado na figura 2). Caso algum dos equipamentos esteja com o Status Desconectado, revise as configurações de rede dele;
  • Agora, com os equipamentos conectados, ao realizar qualquer acesso no Checkin, será enviado um comando para liberação da catraca utilizada nesse exemplo. Abaixo criamos um vídeo demonstrando o funcionamento:


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Checkin
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 11/12/2023
Quantidade de Acessos: 1363

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp