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Perguntas Frequentes

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Como configurar perímetros autorizados para os funcionários no Secullum Ponto Web?

Bom, antes de explicarmos como configurar perímetros no Secullum Ponto Web, falaremos brevemente sobre Perímetros Autorizados.


O que são Perímetros Autorizados?

Os Perímetros Autorizados também conhecidos como: Cercas Virtuais ou Cercas Digitais, são um meio de definir geograficamente por um raio (área), um local onde os colaboradores poderão marcar o ponto via geolocalização. Caso o colaborador realize uma marcação fora da área configurada, será enviado uma notificação na Central do Funcionário para o responsável, informando que o funcionário fez uma marcação fora do perímetro, deste modo, os responsáveis poderão verificar o ocorrido.

Lembrando que, marcações dentro ou fora do perímetro configurado serão sempre importadas para o sistema, no Secullum Ponto Web o responsável pelo ponto poderá negar a marcação fora do ponto caso achar necessário, explicaremos mais abaixo esse procedimento.

Com essa tecnologia de perímetros autorizados, a empresa terá uma garantia e segurança sobre a presença dos colaboradores no local onde ele deve cumprir as horas de trabalho.

Por falar em segurança, perímetros autorizados faz parte de um controle de irregularidades, onde através dessa e outras funcionalidades como o Reconhecimento Facial, a empresa consegue identificar possíveis inconsistências que ocorram nos registros de ponto dos colaboradores, podendo agir e verificar diretamente com o colaborador a situação.

AVISO
A opção Permitir inclusão de ponto somente para perímetros autorizados está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web.

Agora que sabemos o que são os perímetros autorizados e como eles podem ser importantes para a segurança das empresas e colaboradores, mostraremos como cadastrar e configurar esses perímetros no Secullum Ponto Web.


Habilitando Perímetros Autorizados

Para habilitar e configurar os perímetros no sistema, vá até o caminho: Manutenções - Central do Funcionário - Inclusão de Ponto. Nessa tela marque as opções: Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário e Permitir inclusão de ponto somente para perímetros autorizados e após, vá em Configurar perímetros:

Observação
Lembrando que configurando os perímetros nessa tela, essa condição será válida para todos os funcionários ativos no Secullum Ponto Web.


IMPORTANTE
- Os mapas utilizados como referência são do Open Street Map;
- Marcações Offline não serão verificados os perímetros;
- É possível criar diversos perímetros individuais ou para todos;
- Somente as marcações por geolocalização são consideradas para verificação dos perímetros.


Configurando um Perímetro

Dentro de Configurar perímetros veremos a tela a seguir, para adicionar um perímetro, clicaremos em Incluir:


Para selecionarmos uma área no mapa, clique no ícone , em seguida clique no mapa e arraste com o mouse o perímetro desejado. Abaixo exemplo:

  • Descrição: Nome do local que será criado o perímetro;
  • Endereço: Informe o endereço do local, podemos procurar pela rua, número e cidade, por exemplo: Alameda da Inovação, 385, Campo Bom. Lembrando que após digitar o endereço, devemos clicar no ícone ;
  • Formato: Opções para escolher o formato do perímetro, podendo ser: Círculo, Quadrado e Forma Livre;
  • Área: Mostra o tamanho da área do perímetro selecionado.


Configurando Perímetros individuais para os colaboradores

Dentro do cadastro dos colaboradores, é possível incluir perímetros individuais. Para realizar esse cadastro, vá até Cadastros - Funcionários - Central do Funcionário - Configurações de Perímetros Autorizados.


Na tela de inclusão de perímetros, clique em Incluir para configurar um local para que esse colaborador realize suas marcações, o procedimento de cadastro é o mesmo que passado anteriormente.

Ainda nessa tela em Opções, podemos desconsiderar o perímetro global configurado anteriormente para esse funcionário, dessa forma, só será válido o perímetro que for configurado especificamente para esse colaborador:


Central do Funcionário Web

Após a configuração dos perímetros, dentro da Central do Funcionário Web os colaboradores ao incluírem um ponto fora do perímetro irão ver a mensagem: Fora do perímetro permitido pela empresa:

Lembrando que pelo computador as localizações não são muito precisas, nesse caso, o colaborador deverá bater o mais aproximado desse ícone .


Realizando a marcação mesmo fora do perímetro, o funcionário verá outra mensagem sobre a sua localização:


Após realizada a marcação, as batidas mesmo fora do perímetro serão importadas no sistema. O Gestor ou Responsável pelo ponto poderá rejeitar essas batidas fora de sua área, mais abaixo explicaremos como o Gestor pode lidar com essa situação.


Central do Funcionário Aplicativo

No aplicativo Central do Funcionário ocorrerá a mesma situação mencionada acima, alertando sempre aos usuários sobre as marcações fora do perímetro:


Solicitações Central do Funcionário no Secullum Ponto Web

A fim de informar os responsáveis pelo ponto sobre as marcações fora do perímetro, todas essas marcações serão mostradas nas Solicitações Central do Funcionário dentro de Movimentações, para que o responsável do setor ou do ponto possa revisar, dando o aceite ou descartando (com justificativa) essa marcação.

Essas solicitações se rejeitadas será solicitado um motivo para o descarte, informando o mesmo no relatório da Portaria 1510. Caso seja aceito, nada mudará, pois a marcação após realizada pelo funcionário, já estará presente no Cartão Ponto.


Solicitações Central do Funcionário Web/Aplicativo

Gestores poderão acompanhar e realizar esse aceite ou descarte das marcações dos funcionários de sua estrutura que foram realizadas fora do perímetro, através da Central do Funcionário Web/Aplicativo, entrando no menu Dados Gerenciais - Solicitações:


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 08/12/2023
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