Logotipo da Secullum

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Voltar

O que é e como configurar Horas Sobre Aviso no Secullum Ponto Web?

As Horas Sobre Aviso tratam do período remunerado compreendido fora da jornada de trabalho do empregado em que este aguarda eventual chamado para a realização de um serviço real. Nas Horas Sobre Aviso o empregado está em casa ou em outro lugar qualquer, fora de sua jornada habitual de trabalho, aguardando por ordens do empregador, por um chamado da empresa.

Neste tipo de jornada, o período em que o empregado está aguardando ordens do empregador é remunerado com o equivalente a 1/3 do valor de sua hora de trabalho normal e não deve ultrapassar o limite de 24 horas.

Essa opção se resume a lei da CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943, que diz:

_Art. 244 As estradas de ferro poderão ter empregados extranumerários, de sobre-aviso e de prontidão, para executarem serviços imprevistos ou para substituições de outros empregados que faltem à escala organizada. _
    § 2º - Considera-se de "Sobre-Aviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço. Cada escala de "Sobre-Aviso" será, no máximo, de vinte e quatro horas, as horas de "Sobre-Aviso", para todos os efeitos, serão contadas à razão de 1/3 (um terço) do salário normal.

AVISO
A opção Horas Sobre Aviso está disponível na versão Ultimate do Secullum Ponto Web.

Para acessar as Horas Sobre Aviso no Ponto Web, vá em: Cadastros - Horários - Escolha um horário para a configuração - Opções Avançadas - Horas Sobre Aviso:


Para incluir, clique no ícone , para remover clique em . Ao incluir temos a seguinte tela:

  • Dia da Semana: Dia da semana que será cadastrado as Horas Sobre Aviso;
  • Início: Início do Sobre Aviso;
  • Fim: Final do Sobre Aviso.


Lembrando que configurando em Horários, o Sobre Aviso ocorrerá todo dia da semana configurada.


Como funciona o Sobre Aviso em Cálculos:

O cálculo de horas sobre aviso não tem nenhuma relação com cálculos de Normais, Extras ou Faltas. É um cálculo feito totalmente a parte, que simplesmente indica o total de horas sobre aviso, quantas foram trabalhadas e quantas não foram. Se o horário gerar extra, normais ou faltas, isso é independente dessa opção.

Depois de criado dias sobre aviso, será criado 3 novas colunas em Relatórios - Cálculos:

    SA.Dia = Horas totais de Sobre Aviso configuradas no dia;
    SA.Trab. = Horas efetivamente trabalhadas pelo funcionário durante o período configurado do Sobre Aviso;
    SA.Saldo = Saldo das horas Sobre Aviso que não foram trabalhadas pelo funcionário;


Abaixo alguns exemplos:

Dia 19/01/21

Neste dia foi configurado o Sobre Aviso das 18:00 até 20:30 horas, funcionário trabalhou até as 19:30 horas, então gerou:

  • SA. Dia: 18:00 até 20:30 = 02:30 horas de Sobre Aviso no dia;
  • SA. Trab.: 18:00 até 19:30 = 01:30 horas trabalhadas pelo funcionário no período de Sobre Aviso;
  • SA. Saldo: 19:30 até 20:30 = 01:00 hora que não foi trabalhada pelo funcionário no Sobre Aviso;

Dia 20/01/21

Neste dia foi configurado o Sobre Aviso das 19:00 até 21:00 horas, funcionário trabalhou até as 19:20 horas, então gerou:

  • SA. Dia: 19:00 até 21:00 = 02:00 horas de Sobre Aviso no dia;
  • SA. Trab.: 19:00 até 19:20 = 00:20 horas trabalhadas pelo funcionário no período de Sobre Aviso;
  • SA. Saldo: 19:20 até 21:00 = 01:40 horas que não foram trabalhadas pelo funcionário no Sobre Aviso;


Sobre Aviso em Cartão Ponto

No Cartão Ponto também é possível configurar as Horas Sobre Aviso, nessa tela é configurado para um dia específico que o funcionário irá ficar na espera de um chamado para trabalhar.

Para acessar as Horas Sobre Aviso em Cartão Ponto, vá em: Movimentações - Cartão Ponto - Escolha um funcionário para a configuração - Opções - Horas Sobre Aviso:

Ao clicarmos em Sobre Aviso, veremos a seguinte tela:

Clique em Incluir para inclusão de dias sobre o aviso:

  • Data: Data que irá ser lançado o Sobre Aviso;
  • Hora Início: Hora inicial do período do Sobre Aviso;
  • Hora Fim: Hora final do período do Sobre Aviso;


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 08/12/2023
Quantidade de Acessos: 1688

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp