Logotipo da Secullum

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Voltar

Marcação de ponto offline no aplicativo Central do Funcionário

Através da Portaria 373 do Ministério do Trabalho, nos dias atuais é possível utilizar sistemas alternativos de marcação de ponto para controlar a jornada dos colaboradores.

Os meios alternativos podem ser smartphones ou tablets e é através deles que os gestores podem acompanhar os funcionários em seu dia a dia mesmo à distância, podendo depois visualizar o local no mapa da marcação online ou offline.

No aplicativo Central do Funcionário do Secullum Ponto Web, os colaboradores que trabalham externamente poderão realizar suas marcações tanto online como offline, assim, a empresa não precisará se preocupar caso haja algum problema com a internet nos locais de trabalho.

AVISO
A opção Permitir inclusão de ponto off-line está disponível a partir da versão PRO do Secullum Ponto Web e a partir da versão 1.19.1 do app Central do Funcionário.


Como funciona os registros offline na Central do Funcionário?

Os registros funcionam assim: quando os colaboradores não tiverem sinal de rede no celular ou tablet, eles poderão marcar o ponto normalmente, o aplicativo armazenará esses dados e assim que uma conexão de rede for estabelecida, essas batidas serão importadas para o sistema principal de forma automática.

Nesse processo os funcionários não precisarão realizar nenhum procedimento a mais, apenas aguardar a sincronização das marcações já com internet no celular.

IMPORTANTE
Lembrando que não é possível realizar login no app da Central do Funcionário sem internet.

AVISO
Para um melhor funcionamento dessa opção, recomendamos que os funcionários deixem em segundo plano ou nos aplicativos recentes do celular e não encerrem por completo o app. Encerrando por completo o aplicativo, alguns modelos de celulares acabam "matando" por completo a aplicação, encerrando o mesmo e não subindo a marcação para o sistema de forma automática.


Limpeza de Cache dos celulares e tablets

O cache é um local de armazenamento temporário de arquivos que são utilizados com frequência.

Para que não ocorra perda dos pontos realizados de forma offline e que ainda não foram sincronizadas com o sistema, aconselhamos que o usuário não realize nenhum tipo de limpeza de dados (cache e desinstalação do aplicativo), caso contrário, os pontos serão perdidos.


Ativando a opção no Secullum Ponto Web

Para que os colaboradores consigam realizar batidas offline na Central do Funcionário, será necessário que o responsável pelo ponto habilite uma opção, indo no caminho: Manutenções - Central do Funcionário - Inclusão de Ponto - Marque a opção "Permitir inclusão de ponto off-line".

Em seguida, clique no ícone para salvar as configurações. Lembrando que devemos marcar também a opção Permitir inclusão de ponto manual via central do funcionário.


Aplicativo Central do Funcionário

Após habilitar a opção, os colaboradores poderão realizar batidas em offline na Central do Funcionário.

No aplicativo ao desabilitarmos a rede do celular, teremos somente a opção Incluir Ponto disponível, clicando nessa opção podemos incluir a batida por geolocalização (a geolocalização neste caso se dará por Latitude e Longitude).

Ao completar o registro, veja que ele ficará pendente. Essa marcação será enviada automaticamente para o sistema após a aplicação reconhecer algum tipo de rede no celular, lembrando que o usuário não precisará fazer nada após a inclusão do ponto offline.

Se você estiver usando a opção Exigir captura de foto do funcionário no momento da inclusão, será solicitado uma foto no momento da inclusão offline.

OBSERVAÇÃO
Marcações Offline não necessitam de aprovação do RH ou responsável pelo ponto.


Cartão Ponto

No Secullum Ponto Web, é possível dentro de Cartão Ponto visualizar essa marcação com a localização, clicando com o direito do mouse no registro em questão e selecionando a opção Exibir local no mapa.


Possíveis perguntas que possam surgir


É possível logar sem internet no aplicativo Central do Funcionário?

   Atualmente não é possível. Ao acessarmos o aplicativo a primeira vez com Internet, o mesmo poderá ser fechado (ficando em segundo plano no celular). Quando o funcionário ficar Offline, ele conseguirá realizar a batida dentro do App, desde que não seja encerrado por completo a aplicação.

É possível identificar quando uma batida foi feita em Offline?

   Sim é possível. Em Cartão Ponto, Ponto Diário e Cálculos é possível identificar se uma marcação foi realizada offline através do ícone nas marcações dos funcionários. Na tela de Cálculos a identificação de uma marcação offline será através do caractere %.

As batidas offline são confiáveis?

   Batidas offline são importantes para aqueles funcionários que irão trabalhar em locais onde não haverá redes para as marcações online, entretanto, batidas offline podem trazer situações como:

  • Funcionários burlarem a hora em que bateu o ponto, devido ao fato de o aplicativo pegar a hora do celular para realizar a marcação;
  • A localização pode não ser precisa do funcionário, pegando um local aproximado com Latitude e Longitude.


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Secullum Ponto Web
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 08/12/2023
Quantidade de Acessos: 2946

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp