Perguntas Frequentes
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VoltarComo comunicar com equipamentos | Secullum Ponto Web
A comunicação entre o sistema Secullum Ponto Web e os equipamentos de relógio de ponto desempenha um papel crucial na gestão eficiente da presença e do tempo de trabalho em ambientes corporativos. Essa interação é facilitada por meio da instalação de um agente de comunicação, um componente essencial que estabelece e mantém a conexão entre o sistema central e os dispositivos de registro de ponto.
Neste contexto, exploraremos como realizar essa comunicação, destacando sua importância na automação de processos, além de discutir a necessidade do agente de comunicação para garantir o funcionamento adequado dessa interação vital.
Configurações de conexão do equipamento |
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Antes de estabelecer a conexão com o Secullum Ponto Web, certifique-se de que o equipamento de ponto esteja corretamente configurado. Isso pode envolver configurar fisicamente o endereço IP do dispositivo, a porta de comunicação, os protocolos de comunicação (como TCP/IP), entre outras configurações relevantes.
Depois de configurar fisicamente o equipamento, configure o dispositivo no sistema conforme instruções abaixo.
Cadastro do equipamento no Secullum Ponto Web |
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Dentro do Ponto Web, acesse o menu: Manutenções - Equipamentos - Cadastro. Clique no ícone para adicionar um equipamento;
Na tela a seguir, veremos as opções:
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Descrição: Descrição do equipamento;
- Marca / Modelo: Fabricante e modelo do equipamento. Para verificar os equipamentos integrados com o Secullum Ponto Web, clique aqui;
- Comunicação: Tipo de comunicação que o equipamento irá usar, podendo ser: TCP/IP, USB, API REST, PUSH, iDCloud;
- Endereço: Endereço IP do equipamento;
- Nome do Computador: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, aqui mostrará o computador que está vinculado ao Agente de Comunicação;
- Versão do Serviço de Comunicação: Este campo será preenchido automaticamente pelo sistema, mostrando a versão do Agente de Comunicação que está instalado no computador;
- Empresa: Empresa a qual o equipamento está vinculado;
- Empresas Relacionadas: É utilizado quando empresas do mesmo grupo econômico (Matriz e Filial) usam o mesmo relógio para os funcionários registrarem o ponto.
- Centro de Custo: Opção para filtrar em qual centro de custo os funcionários poderão fazer marcações;
- Enviar somente funcionários deste centro de custo: Marcando a opção, irá enviar para o centro de custo selecionado, somente os colaboradores que em seu cadastro estiverem com o mesmo centro de custo.
- Equipamento desativado: Indica que o equipamento não é mais utilizado pela empresa (equipamento danificado, desligado, etc).
OPÇÕES DE COMUNICAÇÃO
- Configurações: Nessa tela é onde podemos configurar algumas opções, de acordo com o modelo do equipamento. Opções como: Número Serial do REP, Último NSR coletado, Status, Periféricos, Horário de Verão, etc.
- Manutenção de Funcionários: Aqui podemos realizar algumas manutenções, por exemplo:
- Envio de funcionários para o REP;
- Exclusão de funcionários do REP;
- Recebimento de cadastros do REP para o Ponto Web;
- Envio e recebimento de biometrias faciais;
- Empregador: Nessa opção podemos enviar ou receber os dados da Empresa;
- Recebimento de Registros: Se habilitado, gera uma cópia das marcações recebidas no sistema, em um formato igual o AFD do relógio. Essa opção esta disponível apenas para alguns modelos de equipamentos;
- Log de Alterações de Data e Hora: Opção onde é possível verificar se houve adulteração da Data e Hora do relógio. Essa funcionalidade está disponível para alguns modelos dos fabricantes: Henry, Control iD e Topdata;
- Desativar envio automático de dados: Marcando esta opção, não serão enviados automaticamente dados para o REP. Caso você deixe essa opção desmarcada, ao alterar o Nº de Folha por exemplo de um funcionário, dentro de 1 minuto será enviado automaticamente essa alteração para o REP.
Desativar envio automático de dados
Opção que enviará ou não as configurações dos colaboradores e do REP para o relógio de ponto automaticamente, dentro de 1 minuto. Essas configurações podem ser: Nome, N° de Folha, N° Identificador, CPF, PIS, Leitoras do equipamento, Senha do Menu, Digitais entre outras em que podem ser enviadas para o relógio.
Desativar recebimento automático de registros
Opção para receber ou não os registros automaticamente dos equipamentos cadastrados no sistema, esse recebimento se dará num intervalo de 5 minutos de ociosidade (sem que nenhuma comunicação tenha acontecido dentro desses minutos).
Comunicar com equipamento em modo REP-P
Essa opção faz o equipamento funcionar como um REP-P. Assim, quando alguém registra o ponto nele, o comprovante é enviado para a Central do Funcionário.
Instalação do Agente de Comunicação |
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O Secullum Ponto Web requer a instalação de um agente de comunicação em um computador na mesma rede local onde o equipamento de ponto está localizado. Este agente de comunicação é responsável por intermediar a comunicação entre o software e o equipamento de ponto.
Importante
Para instalar o agente de comunicação, clique aqui.
Para instalar o agente de comunicação, clique aqui.
Após a instalação do Agente de Comunicação, configure o mesmo entrando com o Usuário, Senha e o Banco de Dados do cliente. Esses dados devem ser os mesmos utilizados para acessar o Secullum Ponto Web. Veja abaixo no vídeo como realizar esse processo:
Página inicial do Secullum Ponto Web |
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Na Página Inicial do sistema, na aba EQUIPAMENTOS, podemos verificar os equipamentos que estão atualmente conectados e/ou desconectados. Também é possível visualizar o Nome do Computador que o Agente de Comunicação esta instalado, identificando de maneira fácil onde o equipamento está conectado no momento.
Diagrama da comunicação de equipamentos com o Secullum Ponto Web |
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Para usar o Agente de Comunicação do Secullum Ponto Web, você precisa instalá-lo em um computador conectado à mesma rede que o equipamento. Quando o Status do Equipamento mostra "Conectado", você pode enviar ou receber configurações de qualquer lugar usando apenas o navegador.
Este é um diagrama de uma rede comum, onde é necessário ter um Agente de Comunicação em cada rede, segue abaixo o diagrama para melhor entendimento.
Observação
Se o cliente não tiver um computador para instalar o Agente de Comunicação, ele pode usar o Secullum Comunicador Servidor. Para mais detalhes, clique aqui.
Se o cliente não tiver um computador para instalar o Agente de Comunicação, ele pode usar o Secullum Comunicador Servidor. Para mais detalhes, clique aqui.
Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.
Suporte Técnico
A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.