Logotipo da Secullum

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Voltar

Integração Acesso.Net - Reservas de Refeição x Ponto Secullum 4

Neste manual mostraremos como realizar a integração das Reservas de Refeição com o Ponto Secullum 4. Essa opção pode ser utilizada em clientes que tenham refeitório na empresa e desejam fazer o controle das refeições dos funcionários através do Acesso.Net.

Primeiramente, devemos habilitar o Módulo de Controle de Refeitório no Acesso.Net e criarmos as refeições, verifique no link abaixo como realizar essas configurações:


Após realizada as configurações de refeição e incluirmos as refeições nos cadastros dos funcionários, devemos selecionar o equipamento que fará o controle do refeitório, ou seja, o equipamento que os funcionários passarão para Entrar/Sair no refeitório e que fará o controle das Reservas.

Para isso acesse: Manutenções - Equipamentos - Controladores de Acessos - Duplo clique no equipamento - Opções avançadas - Marque a opção "Usar para controle de refeitório" - Fechar - Concluir. Pare e ligue o Serviço Online após isso.


Reservas de Refeição

Para habilitarmos a integração, vá no caminho: Manutenções - Reservas de refeição.

Nesta tela temos:

  • Ativar importação de reservas de refeição: Ativa a integração com os sistemas, permitindo sua configuração;

  • Sistema: Seleciona o sistema na qual será feita a integração. Estão disponíveis: Ponto Secullum 4 e o próprio sistema Acesso.net;

  • Banco de dados: Seleciona o tipo de banco de dados que o sistema que irá receber os dados;

  • Caminho: Caso o banco selecionado seja Microsoft Access, basta somente informar o caminho do banco de dados. Em caso de bancos SQL Server ou Oracle, esse campo é modificado para Servidor, onde são digitadas as configurações do servidor SQL Server ou Oracle;

  • Nome do Banco: Habilitado em caso de banco de dados em SQL Server. Deve ser digitado o nome do banco de dados que o sistema selecionado utiliza;

  • Usuário: Habilitado em caso de banco de dados em SQL Server ou Oracle. Deve ser digitado o nome de usuário para conexão com o banco de dados;

  • Senha: Habilitado em caso de banco de dados em SQL Server ou Oracle. Deve ser digitada a senha para conexão com o banco de dados;

  • Testar Conexão com o banco de dados: Testa as configurações de conexão cadastradas na tela de integração com sistemas, faz também um teste de comunicação com o banco de dados;

    • Caso apareça a mensagem “Não foi possível estabelecer a comunicação com o banco de dados selecionado”, revise as configurações utilizadas.
  • Campo Integração: Seleciona qual será o campo que o sistema utilizará para efetuar a integração. Estão disponíveis:

    • N° Folha: Nº folha do cadastro da pessoa no Ponto Secullum 4;
    • ID Interno: ID Interno da pessoa no banco de dados do Ponto Secullum 4.


Teste da Reserva


Se há reserva no dia

A integração verifica se no Ponto Secullum 4 foi feito alguma reserva no dia, ou seja, se a coluna Ref. está marcada no dia da batida.


Como funciona:

A pessoa responsável pelo Ponto 4 irá marcar manualmente os dias de refeição para os funcionários na coluna Ref.. Após, no Acesso.Net o funcionário irá acessar o refeitório, ao passar pela catraca a refeição já será contabilizada, conforme vídeo explicativo acima.

AVISO
Não é necessário no Ponto 4 que o funcionário tenha marcações no dia para reservar a refeição, basta que seja marcado a coluna Ref. em Cartão Ponto. Após isso, quando o colaborador acessar o refeitório, será cobrado o valor da refeição normalmente.


Se há registro de ponto no dia

A integração verifica se no Ponto 4 há algum registro de ponto no dia, onde através das Opções, o usuário irá especificar o Código do Equipamento do Ponto 4 e configurar as faixas para reservas de refeições e liberações.


Como funciona:

No exemplo acima a reserva tem início as 13:00 até às 14:00, ou seja, no Ponto Secullum 4 deverá existir uma batida no equipamento especificado dentro da faixa de reserva, para que assim possa ser feita uma reserva de refeição. Com isto, ao passar pelo equipamento do refeitório serão liberadas refeições para o funcionário no Acesso.Net, na faixa das 14:01 às 14:35.


Opções

  • Especificar equipamento do Ponto Secullum 4: Ao marcarmos esta opção, é habilitado abaixo o campo Código do Equipamento, neste campo deve ser preenchido o código do equipamento informado em seu cadastro no Ponto Secullum 4. Este indica qual equipamento será utilizado para efetuar reserva de refeição.

  • Usar faixas para reservas: Utilizado para configurar faixas de reservas de refeições e liberações de acesso;

    • Ao clicar em é possível incluir uma faixa para a reserva. Para excluir, selecione a faixa e clique em .

No exemplo acima a reserva da refeição é das 08:00 até às 08:15, ou seja, no Ponto Secullum 4 deverá existir uma batida no equipamento especificado dentro da faixa de reserva, para que assim possa ser feita uma reserva de refeição. Com isto, serão liberadas refeições para a pessoa no Acesso.Net, na faixa das 12:00 às 13:00.

  • Usar liberação para o próximo dia útil: Com esta opção marcada, o sistema consulta um dia útil que seja anterior a data corrente e que tenha acesso de refeição, para que assim, possa ser feita uma liberação de acesso ao refeitório no dia.

    Exemplo:

     Sábado - Dia útil > Com acesso de reserva de refeição
     Domingo - Dia de folga
     Segunda - Dia útil

Caso a pessoa fizer um acesso ao refeitório na Segunda-feira, o acesso será liberado normalmente, pois Sábado é um dia útil e possui acesso de refeição.

    O acesso de refeição será bloqueado nesta situação:

     Sábado - Dia útil > Sem acesso de reserva de refeição
     Domingo - Dia de folga
     Segunda - Dia útil


Em caso de dúvidas, consulte o Suporte.

Software: Diversos
Categoria: Suporte
 
Última Atualização: 21/07/2021
Quantidade de Acessos: 5228

Suporte Técnico

A Secullum presta suporte por intermédio de conceituadas revendas distribuídas pelo território nacional. Contacte a revenda que comercializou o sistema para obter suporte. Caso você não saiba qual revenda atende sua empresa, ou esteja encontrando dificuldades no contato ou atendimento com a revenda, por favor entre em contato conosco.

Navegador não suportado

Você está utilizando um navegador que não é suportado. Versões antigas de navegadores não possuem as funcionalidades necessárias para que você tenha uma boa experiência e podem possuir problemas de segurança. Por favor, atualize para a última versão de um dos seguintes navegadores:

Fale Conosco pelo WhatsApp